29 janeiro 2010

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA: Mc 4, 26-34


             
O Evangelho desta sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2010, é o seguinte:

26. Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.
27. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.
28. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.
29. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.
30. Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?
31. É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.
32. Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra.
33. Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.
34. E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.


Passagens correspondentes: Mt 13, 31-36; Lc 13, 18-19

            Podemos analisar um trecho bíblico de diversas maneiras. Um único versículo já é suficiente para termos várias interpretações de acordo com o costume, cultura e realidades da época. O pregador, assim, deve ter sensibilidade e abertura ao Espírito Santo, para de acordo com a realidade e com o público, anunciar, destemidamente, a Palavra de Deus almejando a contemplação de corações modificados e de vidas salvas.  Além disso, não podemos deixar de mão o contexto bíblico e os fatos históricos da época que o autor sagrado está querendo repassar para o leitor. Porém, o Intérprete dos interpretes se chama Espírito Santo. Foi este que deu unção e capacidade pedagógica e divina a todos os autores dos livros das Sagradas Escrituras. Caso não entenda alguma passagem bíblica que seja, feche o blog e entre em oração com o Senhor.
           
Mas, vamos por partes: Jesus está anunciando o Reino de Deus. Ele o faz através de parábolas. O que são as parábolas? Foram estratégias de pregação que o Senhor Jesus usou para dar ensinamentos as multidões. Uma coisa importante que temos de saber, é o fato de que para as multidões Jesus falou ou pregou em parábolas. Mas, para os seus discípulos, ele as interpretava (v.33-34). Faz parte de uma das profecias do Messias com relação a pedagogia. Por isso, o Senhor Jesus contava vários tipos de histórias para que ao ouvi-las, as multidões entendessem de acordo com a sua realidade.
           
Esse trecho bíblico que a Igreja fixou na liturgia dessa sexta-feira, pode ser dividido, ou nos trás, duais parábolas: O GRÃO QUE GERMINA SOZINHO (vv. 26-29) e O GRÃO DE MOSTARDA (vv. 30-34). Poderíamos expressar por escrito, que na primeira parte o autor nos quer dizer que a missão de Jesus é irresistível e, na segunda, que esta missão atinge o mundo inteiro. Nada e nem ninguém, por mais forte que seja, pode desestruturar o que Deus preparou para seus filhos ou atrapalhar o Reino dos céus já aqui na terra.
           
Quem lançou a semente sobre a terra e que semente é essa? Jesus é o semeador. Essa semente é a Palavra de Deus que converte os filhos que estão perdidos. Essa semente da Palavra de Deus estabeleceu uma Igreja: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, disse Jesus a são Pedro. Por mais que o medo e a ignorância de Pedro pudessem atrapalhar, não aconteceu assim. Essa semente que foi semeada nas estruturas deste mundo cresce sem que o homem perceba, também, por que não depende do homem, nem da história, nem da cultura, nem da sociedade que a Palavra alcance os mais diversos lugares e espaços do planeta. Por que o próprio Pai é o agricultor desta vinha de milhares de cristãos que se uniram a Cristo, a partir do momento que O aceitaram como o seu Senhor e seu Salvador. A Palavra de Deus age por si só.

As perseguições não podem romper as promessas de restauração que Deus assim prometeu em sua Palavra para a Igreja. Prova disso, é que, já na Igreja primitiva, muitos cristãos formam perseguidos, exilados e até mortos por causa do testemunho da Palavra de Deus e seguimento ao Senhor Jesus, mas aqui estamos nós neste século, e Deus nos dá oportunidade de conversão e mudança de vida para, batendo no peito, exclamarmos: Ninguém pode com esse Deus e com sua Palavra! As portas do inferno nunca prevalecerão contra ela, foi a promessa que o Senhor Jesus deu ao primeiro Papa, são Pedro. Este, também morreu por causa da Palavra de Deus. Foi mártir. Não se achando digno de morrer igual ao Senhor Jesus (Pedro morreu também crucificado), pediu para inverterem a sua cruz de cabeça para baixo. Santo Pedro, não?
           
Quem diria que a menor das sementes produziu todo um exército de homens e mulheres que hoje se declaram Cristãos, seguidores do Senhor Jesus Cristo? De apenas 12 simples, ignorantes e humildes apóstolos, temos hoje a Igreja de Deus e milhares de missionários que estão espalhados pelo mundo inteiro anunciando a Palavra de Deus e buscando a santidade a todo custo. Isso significa o quê? Que de apenas uma simples semente temos hoje toda uma videira de crianças, jovens, homens, mulheres e velhos que são lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus: O Senhor Jesus de Nazaré!

Sabemos que o demônio desde que viu essa semente ser semeada e solidificada nesta terra, nunca deu trégua a Igreja. Foi assim na Igreja primitiva, está sendo assim nos dias de hoje e será assim até a Volta do Senhor Jesus! Já pensou este mundo sem a presença da Igreja de Deus? É ela quem combate as armadilhas e seduções de Satanás neste mundo em que os filhos de Deus, muitas vezes, se deixam levar pelas seduções do príncipe deste mundo tenebroso e deste vale de lágrimas, como rezamos a Salve Rainha.                     
           
Só pra você ter uma ideia, os 30 primeiros Papas foram mártires. No primeiro século, aproximadamente, segundo os historiadores da Igreja, foi de 100 mil mártires nos três primeiros da perseguição romana. Primeiro, veio as perseguições. Deus segurou a sua Igreja e Satanás não venceu nada. Como não pode derrubar a Igreja com as perseguições, algo de fora para dentro da Igreja; Satanás infiltrou no interno da Igreja as heresias. Mas, nem esta e tão pouco, a outra, conseguiram destruir a Igreja que foi fundada pelo Senhor Jesus. Esta é a marca da presença do Espírito Santo na Igreja. 

Cássio José!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página