27 março 2010

CHICO XAVIER, UMA FRAUDE ENQUANTO MÉDIUM E ESPÍRITA

 
Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como "Chico Xavier", nasceu em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte, sendo filho de Maria João de Deus e João Cândido Xavier. Teve seu primeiro contato com a doutrina espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Destacou-se por seu trabalho intenso de divulgação do espiritismo, com ênfase nas inúmeras sessões de psicografia, onde afirmava comunicar-se com "espíritos desencarnados".


No que se refere ao seu trabalho de assistência social através das muitas instituições de caridade que fundou ou ajudou a criar para acompanhar famílias e comunidades carentes, nada podemos falar. Oxalá outros fizessem o mesmo. Porém, gostaria de me ater a uma outra questão mais séria, as ideias doutrinais bastante difundidas por esse dito "médium"(...)


Em primeiro lugar, é bom que se tenha clareza que o Espiritismo nega cerca de 40 verdades fundamentais de nossa fé cristã. Eis algumas fundamentais:

- Nega o mistério da Santíssima Trindade, ou seja, nega que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo;

- Nega a inspiração divina da Bíblia;

- Nega nossa Redenção por Cristo, ou seja, nega a libertação trazida por Jesus morrendo na cruz e ressucitando ao terceiro dia;

- Nega o valor dos Sacramentos;

- Nega a presença real de Cristo na Eucaristia;
Além de outras...

Em segundo lugar, para nós cristãos católicos, não há a menor possibilidde de comunicação com os mortos. A sagrada escritura é muito clara quando trata desse assunto. Veja algumas passagens que falam do assunto:

- Em Lc 16, 19-31, na Parábola do rico e do pobre Lázaro, Jesus Cristo nos mostrou a real situação dos que partiram para a eternidade e a impossibilidade de retorno a essa vida depois da morte.

- Em Sb 2, 5: "Nossa vida é como uma sombra que passa, e depois de morrer não voltaremos. Colocado o lacre, ninguém mais poderá retornar"

- Em Jó 7, 9-10: "Como nuvem que passa e se desfaz, quem desce ao túmulo nunca mais subirá; nunca mais retornará à sua casa, e sua morada nunca mais o reverá"

E AS VISÕES DOS SANTOS?

Bem diferentes dos fenômenos espíritas são as visões que os santos têm.

Estas são totalmente gratuitas, não resultando de ritos previamente executados para as provocar. Não há dúvida, tais visões podem ser a resposta do Senhor a preces de almas justas desejosas de obter um sinal sobrenatural. Contudo, assim como o Senhor Deus pode atender a essas orações (caso isso ocorra para o bem dos fiéis), pode também não as deferir; nunca será lícito ao cristão crer que dispõe de meio seguro para se comunicar com as almas dos defuntos; todo o nosso intercâmbio com eles se realiza mediante insondável e soberana permissão de Deus. Mesmo quando uma pessoa devota julga estar sendo agraciada por visões, os mestres da vida espiritual aconselham-lhe toda a cautela na interpretação de tais fenômenos, pois Satanás não raro se dissimula em “anjo de luz” (cf. 2Cor 11, 14). As autênticas aparições de santos ou almas neste mundo (mesmo não provocadas) não são tão frequentes quanto propalam as notícias!

Como se vê, este ponto de vista não se identifica com a posição dos espirítas, que afirmam poder entrar em contato com tal alma, por ocasião de tais ritos... Procedem como se ainda tivessem jurisdição ou poder sobre aqueles que não são mais da nossa convivência e cuja sorte só Deus conhece.

CHICO XAVIER DIZIA PSICOGRAFAR MENSAGENS DE UM ESPÍRITO CHAMADO "EMMANUEL", SENADOR ROMANO DOS TEMPOS DE CRISTO. O QUE DIZER SOBRE ISSO E DA PSICOGRAFIA?
Em primeiro lugar um senador dos tempos de Cristo não poderia ter esse nome, que significa “Deus conosco”, uma palavra hebraica, cristã. Segundo, ele teria que falar latim, língua própria dos romanos! Chico Xavier não falava nada em latim!! Ele dizia que Emmanuel teria reencarnado no padre Manuel da Nóbrega, jesuíta. Todos nós jesuítas falamos latim. Como que Chico Xavier não entendia uma palavra em latim?! Desde 1986 há o desafio da “senha”. Antes de morrer, a pessoa deixa uma senha num envelope fechado e não conta pra ninguém. Se depois de morrer, ele puder se comunicar tem que aparecer a “senha”, senão imitaram o estilo, adivinharam. Isso se fez milhões de vezes com vários parapsicólogos e espíritas. Todos deixaram uma senha e a senha nunca apareceu! Essa experiência foi feita com Chico Xavier. Monteiro Lobato, antes de morrer, deixou duas senhas. Um espírita e Chico Xavier psicografaram mensagens dele, mas em nenhuma delas estavam as senhas.

A PSICOGRAFIA
Muitas pessoas encostando levemente um lápis no papel bem liso, para facilitar o movimento, após o espaço de 10 ou 15 minutos imóveis e concentrados, sentirão uma impressão estranha no braço e na mão até então imóveis. Começarão então a sentir impulsos desordenados, produzindo riscos caprichosos no papel. Depois se formarão letras e, após algum treino, palavras cada dia mais legíveis. Passando o tempo, as pessoas mais propensas a este perigoso automatismo e cisão da personalidade, poderão escrever inconscientemente e à velocidade muito rápida, páginas inteiras.

O que com treino muitas pessoas podem conseguir, algumas pessoas logo o adquirem sem ou com pouquíssimo treino, embora, com o exercício, a psicografia possa desenvolver-se até limites insuspeitados.

Assim como há psicografia ou escrita automática, há também desenhos, esculturas, composições e execução de músicas, danças, etc. totalmente inconscientes. O operário Agustin Lesage foi um excelente pintor sem haver estudado pintura. A senhorita Helena Smith desenhava, em transe, estranhas paisagens, que ela dizia serem de Marte. Em sono hipnótico induzido por Emile Maguin, a jovem Magdalena executava danças de uma incontestável beleza plástica. Yola Catera foi um destacado músico automático. Os exemplos são inumeráveis. Fenômenos equivalentes são os movimentos do pêndulo ou varinha nos radiestesistas e rabdomantes, ou "brincadeira do copo", os movimentos da mesa por contato, etc.

A psicografia, para ser verdadeira psicografia e não um truque mais ou menos irrsponsável, tem que surgir do inconsciente. O psicógrafo escreve sem saber o que escreve, "automaticamente". Pode dar-se conta de que está escrevendo, mas não do que está escrevendo. O consciente do psicógrafo assiste à experiência da mesma forma que as pessoas presentes.

Sendo escrita inconsciente, é impossível que o psicógrafo se lembre do que escreveu. Ou então é truque. Mas isto não quer dizer que o inconsciente não se lembre do que inconscientemente escreveu. O psicógrafo em estado normal não lembra conscientemente nada do que psicografou, mas em qualquer outra situação de inconsciencia( sonho, hipnose, transe, outra psicografia, etc) pode aparecer a lembrança que parecia estar totalmente ausente do cérebro.

Esta singela característica de ser inconsciente, já basta para que a superstição pretenda dar à psicografia uma transcendência que não tem em absoluto. A inconsciência da psicografia só prova isto: que é inconsciente.

O termo automatismo, escrita automática, frisa precisamente este aspecto: trata-se do resultado de uma criação espontânea na qual o consciente não intervém.

Ao ler, ou quando se lhe diz o que sua própria mão escreveu, o psicógrafo pode ficar tanto (ou mais) surpreso que qualquer outra pessoa.

Você sabia que Amauri Pena, um sobrinho de Chico Xavier, desmascarou o tio e toda a farsa espírita na qual ele foi educado e persuadido a ser um grande médium, em 1958? Ele disse ao “Diário de Minas”:

“Tudo o que tenho psicografado até hoje foi criado por minha própria imaginação, sem que precisasse de interferência de almas do outro mundo. Resolvi por uma questão de consciência contar toda a verdade. Não desmascaro meu tio como homem, mas como médium”.
Confira também “Estado de Minas”, 20/1/1971 e revista “Realidade”, Novembro 1971, página 65.

PORTANTO, NÃO HÁ NADA DE SOBRENATURAL NA PSICOGRAFIA. Trata-se de algo inconsciente ou de uma fraude.

A grande maioria dos fenômenos ditos "sobrenaturais" são na realidade, maifestações do inconsciente.

O PERIGO DO ESPIRITISMO
Muitas passagens da Bíblia comprovam o que está dito acima. A principal delas é a que está no livro do Deuteronômio: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas...” (Deuteronômio 18,9-13). Essas palavras da Bíblia são muito claras e fortes e não deixam dúvida sobre a proibição “radical” de Deus a todas as formas de ocultismo e busca de poder ou de conhecimento fora da vontade de Deus. E isto é um perigo para a vida cristã, porque “contamina” a alma.

Por “adivinhos” devemos entender todas as formas de se buscar o conhecimento de realidades ocultas, conhecer o futuro, etc. Entre essas práticas estão, entre outras, a invocação dos mortos (necromancia), a leitura das mãos (quiromancia), a astrologia, os búzios, cartomancia, consultas aos cristais, tarôs, numerologia, etc. Uma verdade bíblica que todo católico precisa saber, é o que disse São Paulo aos coríntios: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou quereis provocar a ira do Senhor”? (1 Cor 10,20-22).

Ouçamos, finalmente, a palavra oficial da nossa Mãe Igreja, que tão bem nos ensina através do Catecismo: “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supoem ´descobrir´ o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (N° 2116).” "O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo” (N° 2117).
Os católicos que se deram a essas práticas condenadas pela Igreja podem e devem abandoná-las com urgência. Devem procurar um sacerdote, fazer uma confissão clara dos seus pecados e prometer a Deus nunca mais se dar a essas práticas. É preciso também destruir todo material (livros, imagens, gravuras, vestes, etc) usadas e consagradas nesses cultos.

Parece que hoje, grande parte do povo, volta ao paganismo e às suas práticas idolátricas - isto nega o Cristianismo. A Igreja, como Mãe bondosa e cautelosa não quer que os seus filhos se percam.

6 comentários:

  1. Prezado amigo e irmão Cássio, infelizmente não teve a alegria de conhecer pessoalmente Chico Xavier, talvez conseguisse entender porque esta sendo tão homenageado. Não conhecemos melhor pessoa que falou de Jesus com tanto amor e propriedade. Você sabia que o Chico deixou um retrato de maria ?? também seu amor por maria transcendesse muito o que nos simples humanos entendemos por amor. pr falar em amor, precisamos de muito amor, em qualquer religião que pertencemos, além é claro de mais respeito uns pelos outros, como Jesus nos ensinou - AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO - Paz - Sérgio Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Não querendo desrespeitar a sua religião e a sua pessoa (quero apenas alertar os cristãos que são enganados com essa falsa doutrina chamada de espiritismo), que bom que não conheci pessoalmente Chico Xavier, teria nojo de conhecê-lo (não pela pessoa e sim pelas práticas abomináveis aos olhos de Deus praticadas por ele). Ele nunca teve amor e nem tão pouco propriedade em falar de Jesus Cristo. Caso tivesse, o Brasil seria todo espírita (Glória a Deus q naum é, e Deus o livre de ser!). É até blasfêmia fazer tal afirmação! No que diz respeiro ao retrato que ele deixou de maria, e naum "Maria" (para um advogado parece que você naum conhece as regras de substantivo próprio!!!), qualquer demônio pode usar alguém pra fazer isso!

    No mais, espero que vc reveja seus conceitos religiosos e na Bíblia, mude de atitude quando for falar de Jesus Cristo (me refiro ao da Bíblia, meu Senhor e Salvador, e naum ao q é pregado pelo espiritismo q naum é o verdadeiro, é um demônio!) e de Maria de Nazaré!!! Q o Deus verdadeiro abençõe a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  3. DEMONÍACO SÃO A IMENSA QUANTIDADE DE PADRES, SACERDOTES,BISPOS, ETC, QUE ABUSAM DE CRIANÇAS POR ESTE MUNDO. DEMONIACO É A IGREJA OSTENTAR A RIQUEZA QUE OSTENTA ENQUANTO MILHARES PASSAM FOME. O QUE ESTA INSTITUIÇÃO TEM PARA OFERECER AOS SERES HUMANOS SENÃO O FINAL DOS TEMPOS... NEGAR QUE HOUVE UM HOLOCAUSTO, NEGAR A MISERIA DE NOSSA IRMÃ AFRICA, NEGAR OS VERDADEIROS ENSIMENTOS DOS PRIMEIROS TEMPOS DO CRISTIANISMO, LEVANTAR A ESPADA COM AS CRUZADAS E A INQUISIÇÃO EM NOME DE JESUS, ASSASSINANDO IRMAOS EM NOME DELE... ISTO É NEGAR JESUS E SEUS ENSINAMENTOS...NÃO HÁ MAIS O QUE PENSAR, NÃO HÁ MAIS O QUE FAZER SOMENTE ASSISTIR A DECADENCIA MORAL QUE CORROMPE OS SEUS IDEAIS. E OS ENSINAMENTOS DE JESUS, SUA DOUTRINA DE AMOR E JUSTIÇA E VERDADE JÁ NÃO SÃO MAIS VIVENCIADOS COM SABEDORIA!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos.

    Fui ao cinema ver o Filme do vulgo Sr. Chico xavier. E só tenho uma coisa a acrecentar. Ele era sim um homem que tentou fazer o Bem. OK, ele estava mentindo o tempo todo trazendo falsas esperanças para o povo e tudo mais. Mas reconheço o grande trabalho de ajuda que ele prestou. Infelizmente muitas IGREJAS não fazem nem isso. Queria eu que todo picareta fosse da humildade desse homem. Sei q provavelmente ele teve seus momentos de humano, mas isso não é algo a se avaliar, afinal todos nos temos esses momentos.
    Sou Ateu convicto, e do mesmo modo que não acredito no Espiritismo não acredito em DEUS algum proposto pelos homens. Mesmo assim afirmo. É muito bem vinda toda ajuda a humanidade. Seja ela religiosa ou não.

    Atenciosamente

    Leandro Vicente

    ResponderExcluir
  5. Amados, nós cristãos, não temos nada contra a pessoa do Chico Xavier! A Sagrada Escritura deixa bem claro que a nossa luta não é contra os homens de carne e osso, mas contra os espíritos malignos (demônios e não almas penadas de mortos- quem tem pena é galinha!)que rodeiam pelo mundo para a perdição das almas (Gl 6,12). Qualquer pessoa de sã consciência avaliando a doutrina espírita e suas práticas (olha que estou analisando de apenas por um lado humano e não levando em conta a Bíblia e a religião), tomaria uma postura crítica quanto ao que é ensinado e praticado...

    ResponderExcluir
  6. só continuando... há práticas dentro do baixo espiritismo por exemplo, em que os "orixás" (demônios), pedem em sacrifício animais, cachaça, pinga, vela preta (tudo práticas de maldição e de baixaria, é ou não é, cultura de morte e obras totalmente contra a Bíblia Sagrada?), fora a questão de que muitos "pais-de-santos" já foram presos e condenados por matarem crianças em nome dos demônios. Cai entre nós: Isso é caridade e amor? Só se for no inferno!!!! Repreendo toda ação desse tipo e continuo me posicionando contra as práticas espíritas (não falei contra "os" espíritas), e sim contra as suas obras abomináveis, é só ler na Bíblia!!!

    ResponderExcluir

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página