06 abril 2010

Cantora Irlandesa Sinéad O’Connor critica Igreja, mais uma vez.


Sinéad O’Connor, que rasgou foto de João Paulo II na TV em 1992, vem a público para novo protesto contra abusos de padres

 

No longínquo 3 de outubro de 1992, Sinéad O’Connor causou furor no mundo inteiro ao rasgar uma fotografia do então papa João Paulo II, ao vivo, em um dos mais populares programas da TV americana.
Conhecida pela música Nothing Compares 2U, sucesso no início dos anos 90, a cantora veio a público mais uma vez para desafiar a Igreja Católica na semana passada. E o propósito foi o mesmo de 17 anos atrás: protestar contra os casos de abusos sexuais de crianças cometidos pelo clero.

E Sinéad diz que fala com propriedade. Para começar, a cantora nasceu em um país fervorosamente católico que, desde o ano passado, está no centro do último grande escândalo de pedofilia da Igreja: a Irlanda. Desta vez, porém, ela não foi à TV rasgar fotos – mas isso não significa que tenha poupado o atual Pontífice, Bento XVI. Em artigo publicado no jornal americano The Washington Post, a cantora chamou de “insulto à inteligência e à fé” da Irlanda a carta pastoral escrita pelo Papa aos católicos irlandeses em março, na qual pediu desculpas por décadas de abusos a crianças por padres em que elas deveriam confiar.
Na Irlanda, explica Sinéad, a “teocracia católica” em que cresceu teria contribuído para acobertar casos de abusos, por conta do poder e da influência do clero. Até 2007, aponta ela, 98% das escolas do país eram administradas pela Igreja Católica. E os reformatórios católicos destinados a jovens problemáticos, como o que ela precisou frequentar na adolescência, “eram cheios de castigos físicos e psicológicos e de abusos sexuais”.
A cantora também sabe o que é sofrer abusos. Em sua infância e adolescência, passou maus momentos nas mãos da mãe, que a fazia passar por todo tipo de humilhação. Ela obrigava os filhos a mendigar e a roubar, por exemplo, mas o pior era a violência:
– Minha mãe me forçava a tirar toda a roupa e a deitar no chão, depois pisava na minha barriga. “Vou te quebrar”, era o que ela dizia.
Com todo esse histórico, Sinéad sempre assumiu uma postura de confronto perante a Igreja durante toda a sua carreira. Apesar de suas críticas ferozes, a cantora garante que é católica e ama Deus, mas “não concorda com o que estão fazendo com a religião”.
***
Generalizar é injusto e pouco inteligente, Senhora.
Que falta faz nessas horas pessoas capazes de colocar um olhar sereno e verdadeiro diante destes fatos vergonhosos, mas localizados.
Um olhar justo. A pessoa não precisa nem ser católica, apenas justa!

Que falta faz nessas horas  pessoas capazes de separarem sua história pessoal ferida das feridas dos outros, que permita julgar sem paixões e com insenção o erro.
Mas esperar isso talvez seja demais neste mundo desorientado que, como manada, segue o grito dos que falam mais alto e  tem em sua mãos instrumentos que lhes permitem falar sem mostrar TODA a verdade que, com certeza, não se encontra apenas na visão parcial desta verdade.
A Igreja sairá dessa melhor e mais fiel a seu chamado, como nos diz as escrituras : Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Eu creio nisso!


http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

2 comentários:

  1. Acredito plenamente que esse mar de agressão que se levanta contra o coração de Deus através de uma parte podre de sua Igreja não ficará sem punição,Deus é justiça.Mas que isso não seja algo para abalar nossa fé,pois é isso que o inimigo tem tentado, abalar a nossa fé. E se nós cristãos convictos não orarmos e praticarmos o que a palavra de Deus nos diz como podemos ouvir o nosso pastor?O Papa tem sido um leal representante de Deus comandando esse rebanho tão rebelde,pois não é nada fácil estar clamando a Deus por uma raça que tem ferido tanto o a Ele.E com relação a essa cantora não é difícil de entender.Uma pessoa recentida procura outras pessoas que tenham vivido a mesma situação(problema)que ela para que com essas mesmas pessoas possa se absorver apenas uma realidade:as delas.Pessoas sem ESPIRITUALIDADE não buscam pessoas que são capazes de ajuda-las a superar seu problema, como um padre,uma pessoa de oração,principalmente quem desconhece o amor de Deus como é o caso dessa cantora.Então,vão buscar alguém com as mesmas caracteríticas que se junte a seu clã para que sua verdade seja sempre absoluta.

    ResponderExcluir

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página