28 abril 2009

NOVA ERA: IMPLANTAÇÃO DO ADMIRÁVEL CHIP!!!

Admirável chip novo



  • Tamanho
    da letra
  • A-
  • A+

Você aceitaria implantar, no corpo, um chip que pode armazenar todas as informações sobre sua saúde? Há duas semanas, o governo americano deu sinal verde para que pacientes possam usar, sob supervisão médica, chips implantados na pele.

Os chips são minúsculos, menores que um botão de uma camisa comum. Colocados no pulso da pessoa, eles terão um código que permitirá a hospitais em todo os Estados Unidos identificar informações como tipo sanguíneo, alergias e medicamentos tomados pelos pacientes.

Com isso, o que parecia ficção passa a ser realidade. Por isso o Fantástico foi às ruas de São Paulo para saber: Você teria coragem de ser chipado?

“Eu teria medo. Acho que você vai ficar como uma máquina”, comentou um senhora. “Usaria isso em mim e convenceria toda a família a usar”, afirmou um senhor. “Mesmo que assuste, seria bom”, ressalta uma outra senhora. “Eu acho bem interessante, bem diferente”, observa um menino.

Os chips serão usados apenas para fins médicos, mas muita gente teme que mais cedo ou mais tarde ele possa ser usado - como nos filmes de Hollywood - para localizar e monitorar indivíduos.

“Um negocinho desse tamanho tem toda a sua vida, a sua história dentro disso. É uma coisa tremenda”, ressalta um senhor. “Não sei até que ponto a tecnologia é benéfica, e até que ponto ela aprisiona o ser humano”, questiona uma senhora.

A cantora baiana Pitty, revelação do rock brazuca, estourou nas rádios de todo o Brasil falando mal dos chips. "Eu acho que a desconfiança vem de quem controla isso, na mão de quem está isso? A gente confia o suficiente nas pessoas que têm esse controle?”, indaga Pitty.

Mas o que muitos não sabem é que o chip não é apenas o futuro, mas também o presente. “O chip já faz parte da vida das pessoas há algum tempo, desde sua batedeira até seu celular, à televisão, etc”, explica o gerente de tecnologia Max Leite.

O engenheiro eletrônico e professor Nilton Morimoto, da Universidade de São Paulo (USP), lembra que o carro também está cheio de chips: “Você tem a transmissão eletrônica há muitos anos e nem se deu conta disso. Existem, hoje, sistemas que controlam o acendimento dos faróis, o ligamento do limpador de pára-brisa, o acionamento de luzes, air-bags. Todo o sistema de controle do carro é eletrônico e você nem sabia disso”, enumera Morimoto.

Algumas vantagens são óbvias. O ladrão não pode fazer uma cópia da chave do carro porque tem um chip dentro dela dizendo que aquela chave é de determinado carro”, complementa o professor da USP.

Mas o futuro pode ser sombrio, caso você carregue um chip dentro do corpo, ou dentro do crachá da empresa. “Seu seu chefe pode dizer, efetivamente, quanto tempo você passou trabalhando, quanto tempo você gastou para almoçar e quanto tempo você leva para fazer cada atividade dentro da empresa”, explica Morimoto.

“Acho que todo mundo já entendeu que o meu chip já deu defeito há bastante tempo, e já está quase indo para a manutenção”, brinca Pitty.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL693314-15605,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página