15 maio 2009

VOCÊ CONHECE O MOVIMENTO: "CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR?"

Veja o que diz no site delas, na parte QUEM SOMOS:
http://catolicasonline.org.br/Default.aspx

"Católicas pelo Direito de Decidir é uma entidade feminista, de caráter inter-religioso, que busca justiça social e mudança de padrões culturais e religiosos vigentes em nossa sociedade, respeitando a diversidade como necessária à realização da liberdade e da justiça. Constituiu-se no Brasil em 1993, formalizando-se juridicamente em 1994, e atua em articulação com uma rede latino-americana (Católicas por El Derecho a Decidir), com Catholics for Free Choice, dos Estados Unidos, e com companheiras na Espanha. CDD/Br promove os direitos das mulheres (especialmente os sexuais e os reprodutivos) e luta pela igualdade nas relações de gênero e pela cidadania das mulheres, tanto na sociedade quanto no interior da Igreja Católica e de outras igrejas e religiões, além de divulgar o pensamento religioso progressista em favor da autonomia das mulheres, reconhecendo sua autoridade moral e sua capacidade ética de tomar decisões sobre todos os campos de suas vidas.

O público beneficiário do trabalho de CDD/Br, de forma mais ampla, é toda a sociedade brasileira, pois a religião é um elemento importante da história e da cultura do país. Isso se dá de tal maneira que até mesmo as pessoas que se declaram não religiosas têm a vida afetada, de alguma forma, pelo ideário religioso e pela interferência pública, tanto das religiões quanto das igrejas, seja pelo discurso, seja por ações políticas diretas. Entretanto, como o impacto do ideário religioso afeta mais fortemente alguns segmentos do que outros, fazemos um recorte para que nossas ações tenham possibilidade de serem mais efetivas no enfrentamento das maiores injustiças. Assim, especificamente, os segmentos que sabemos mais vulneráveis são as mulheres, os/as jovens, o GLBTT, negros/as e camadas mais pobres da população. Sendo assim, nossas ações estão preferencialmente voltadas para esses segmentos. "



Sgundo o site cleofas.com.br, do professor Felipe Aquino, o movimento 'católicas pelo direito de cecidir", é um movimento diabólico que nasceu nos EUA com o objetivo de destruir a moral católica.

Veja o que diz a CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DOS ESTADOA UNIDOS:

DECL. ACERCA DO MOVIMENTO CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR

Por Conferência Nacional dos Bispos Católicos dos EE.UU.
Fonte: Agnus DeiDECLARAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS CATÓLICOS
DOS ESTADOS UNIDOS ACERCA DO MOVIMENTO "CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR"
Nova Iorque, 11 de maio de 2000,
Nos anos recentes e especialmente nos últimos meses, uma organização autodenominada "Catholics for a Free Choice" (Católicas pelo Direito de Decidir), uma Organização Não-Governamental com sede nos Estados Unidos, tem defendido uma mudança no ensinamento da Igreja Católica a respeito do aborto e da contracepção artificial.
Visto que essas atividades podem causar confusão a respeito da posição que a Igreja Católica tem sempre mantido nesses pontos, a Missão de Observador Permanente da Santa Sé deseja chamar atenção à declaração relativa às "Católicas pelo Direito de Decidir" (Catholics for a Free Choice), editada em 10 de maio de 2000, pelo Conselho Nacional de Bispos Católicos dos Estados Unidos:

DECLARAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS CATÓLICOS DOS ESTADOS UNIDOS
Por muitos anos, um grupo autodenominado "Católicas pelo Direito de Decidir" (Catholics for a Free Choice - CFFC), tem publicamente defendido o aborto ao mesmo tempo que diz estar falando como uma autêntica voz católica. Esta declaração é falsa. De fato, a atividade do grupo é direcionada para rejeitar e distorcer o ensinamento católico sobre o respeito e a proteção devida à defesa da vida humana do nascituro indefeso.
Em algumas ocasiões a Conferência Nacional dos Bispos Católicos [dos Estados Unidos] (NCCB) declarou publicamente que a CFFC não é uma organização católica, não fala em nome da Igreja Católica e, de fato, promove posições contrárias ao magistério da Igreja conforme pronunciado pela Santa Sé e pela NCCB.
A CFFC é, praticamente falando, um braço do lobby do aborto nos Estados Unidos e em todo o mundo. É um grupo de pressão dedicado a apoiar o aborto. É financiado por algumas poderosas e ricas fundações privadas, principalmente americanas, para promover o aborto como um método de controle da população. Esta posição é contrária à política existente nas Nações Unidas e às leis e políticas da maioria das nações do mundo.
Em sua última campanha, a CFFC assumiu um esforço concentrado de opinião pública para acabar com a presença oficial e silenciar a voz moral da Santa Sé nas Nações Unidas como Observador Permanente. A campanha de opinião pública tem ridicularizado a Santa Sé com uma linguagem que lembra outros episódios de intolerância anticatólica que a Igreja Católica sofreu no passado.
Como os Bispos Católicos dos Estados Unidos têm afirmado por muitos anos, o uso do nome "Católica" como uma plataforma de apoio à supressão da vida humana inocente e de ridicularização da Igreja é ofensivo não somente aos católicos, mas a todos que esperam honestidade e franqueza em um discurso público.
Assim, declaramos outra vez com a mais forte veemência:
"Por causa de sua oposição aos direitos humanos de alguns dos mais indefesos membros da raça humana, e porque seus propósitos e atividades contradizem os ensinamentos essenciais da fé católica, [o Movimento] 'Católicas pelo Direito de Decidir' (CFFC) não merece o reconhecimento nem o apoio como organização católica" (Comitê Administrativo, Conferência Nacional dos Bispos [dos Estados Unidos], 1993).
Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).
Para citar este artigo:
CONFERÊNCIA, Nacional dos Bispos Católicos dos EE.UU.. Apostolado Veritatis Splendor: DECL. ACERCA DO MOVIMENTO CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/1791. Desde 18/08/2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página