Houve a primeira manifestação aos pastores pobres de Belém, os primeiros judeus a reconhecerem o seu Deus; eles contemplaram os Anjos cantando o “Glória in excelsis Deo”. Esses pastores, avisados pelos Anjos, naquela mesma noite reconheceram e adoraram o recém-nascido Salvador do Mundo.
Uma segunda manifestação da divindade de Jesus aconteceu quarenta dias após o nascimento, em sua apresentação no Templo. Simeão e Ana manifestaram a sua glória. Uma terceira vez, ainda mais solene, aconteceu por meio de ilustres personagens, provenientes de longe: é a terceira Epifania (manifestação) de Jesus ao mundo, mas agora aos pagãos.
Com a Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério desejamos proporcionar a você o "Depósito da Fé", herdado e transmitido por todas as gerações do Cristianismo. Forte Abraço
31 dezembro 2009
Férias com Deus e não sem Ele
Mesmo não querendo desenvolver uma teologia de férias ou de descanso, nos propomos a olhar a Palavra de Deus com esse tema em mente. Ao fazer isso, deparamos com alguns fatos que deveriam nos conduzir a uma reflexão pessoal de como encaramos esse período de descanso e como esse tempo é vivido para a glória do Criador.
25 dezembro 2009
O Papa adverte sobre os perigos da teologia marxista da libertação
VATICANO, 05 Dez. 09 / 11:22 am (ACI).- O Papa Bento XVI advertiu sobre os perigos da teologia marxista da libertação e alentou os fiéis a superarem suas graves conseqüências em meio das comunidades eclesiásticas, como a rebelião e o desacordo, à luz da instrução Libertatis nuntius que cumpre 25 anos de publicação e que foi redigida quando ele era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Nascimento de Jesus é celebrado nos diferentes ritos católicos
A manjedoura é a mesma. O menino que ali repousa também.
Já as formas de celebrar o mistério da Encarnação, que dividiu épocas na história da humanidade, são as mais distintas possíveis.
Bizantino, Armênio, Antioqueno, Caldeu, Alexandrino e Latino. Através desses seis ritos, católicos mundo afora celebram os sacramentos e vivem sua fé.
"Existe a tendência de associar catolicidade apenas com o rito Latino Romano [predominante no Ocidente]", explica o doutor em Teologia e diretor da Faculdade Dehoniana (Taubaté-SP), padre Marcial Maçaneiro."É preciso uma abertura maior para perceber a beleza e a universalidade da Igreja, em suas diferentes manifestações", complementa.
Já as formas de celebrar o mistério da Encarnação, que dividiu épocas na história da humanidade, são as mais distintas possíveis.
Bizantino, Armênio, Antioqueno, Caldeu, Alexandrino e Latino. Através desses seis ritos, católicos mundo afora celebram os sacramentos e vivem sua fé.
"Existe a tendência de associar catolicidade apenas com o rito Latino Romano [predominante no Ocidente]", explica o doutor em Teologia e diretor da Faculdade Dehoniana (Taubaté-SP), padre Marcial Maçaneiro."É preciso uma abertura maior para perceber a beleza e a universalidade da Igreja, em suas diferentes manifestações", complementa.
NO NATAL ENTRE O VELHO E O NOVO!
O PRESIDENTE DAS TREVAS
Enquanto a população e o Congresso Nacional estão ocupados e distraídos com a estação do Natal e reuniões de família, governo Lula dá um presente para o Brasil.
Em 21 de dezembro de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, um documento de 121 páginas que faz as seguintes recomendações:
23 dezembro 2009
Convite de Bento XVI aos jovens: estar conectados a Jesus
Durante sua tradicional felicitação de Natal a um grupo da Ação Católica italiana
CIDADE DO VATICANO, domingo 20 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- Se oferecemos nossa disponibilidade a Jesus e abrimos nosso coração a Ele, Ele não deixará de fazer-nos sentir sua presença.
Assim recordou Bento XVI no último sábado, ao receber em audiência uma representação de jovens da Ação Católica Italiana (ACR) para a tradicional felicitação de Natal, na qual expressou sua estima pessoal pelo particular compromisso que a associação está vivendo no tema “Estamos conectados”, para colocar-se em comunicação com Jesus e com os demais.
JOÃO PAULO II MAIS PRÓXIMO DOS ALTARES
Bento XVI aprovou este Sábado o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Eugénio Pacelli e de Karol Wojtyla – os Papas Pio XII e João Paulo II – primeiro passo em direcção à beatificação.
Na audiência desta manhã com D. Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Bento XVI autorizou a publicação de uma série de vinte e um decretos, dez dos quais relativos ao reconhecimento de milagres atribuídos à intercessão de outros tantos Beatos ou Veneráveis; um relativo ao martírio do Servo de Deus, Pe. Jorge Popieluszko, polaco; e finalmente outros dez decretos sobre as virtudes heróicas de dez Servos de Deus, entre os quais Pacelli e Wojtyla.
A ORIGEM DO PRESÉPIO
Data de 1567 o primeiro presépio feito numa casa particular, a da Duquesa de Amalfi, que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e muitas outras cenas. Até ao século XVIII eram sobretudo as cortes que tinham presépios, feitos por artistas famosos.
São Nicolau e a lenda do Papai Noel
A generosidade atribuída a São Nicolau granjeou-lhe a reputação de milagreiro e distribuidor de presentes, identificado em vários países com a figura mítica do Papai Noel.
REFLITA A MENSAGEM: EM BUSCA DE UMA MANJEDOURA
O Menino-Deus já nasceu a 2009 anos atrás em Belém, numa manjedoura em meio a um conjunto de situações difíceis que Maria e José, infelizmente, tiveram que suportar. Tudo isso, para mostrar ao mundo que o Rei que nascera, não tinha o seu poderio em meio a estruturas de riqueza e fama e, sim, de humildade e obediência a Deus para os homens. E isso, não tira a sua soberania, uma vez que Jesus é o “Chefe dos reis da terra” (Ap ,15).
21 dezembro 2009
Padrasto fez magia negra com menino das 50 agulhas
Menino se recupera bem de cirurgia para retirada de agulhas no tórax
Os médicos retiraram quatro objetos do coração e pulmão do garoto; na próxima semana ele passa por outra intervenção
Radiografia mostra agulhas espalhadas por todo o tórax
18 dezembro 2009
Luteranos Propõem que Homossexuais Praticantes Sejam Ordenados como Pastores
CHICAGO, 13 de abril de 2005 (LifeSiteNews.com): A Igreja Evangélica Luterana dos EUA (ELCA) elaborou uma resolução recomendando a ordenação de pastores ativamente homossexuais -- contanto que eles vivam seus relacionamentos sexuais com compromisso. Até agora, os homossexuais só podiam ser ordenados para o ministério ativo se se abstivessem de relações sexuais.
MANIFESTO de artistas e intelectuais a favor do projeto de lei de criminalização da homofobia
Um grupo de 72 artistas, constituíram um abaixo-assinado favorável à aprovação do Projeto de Lei da Câmara 122/2006 – Criminalização da Homofobia – que prevê pena de até cinco anos para quem se manifestar contra a prática homossexual. Entre eles estão: 1.Almir França; Adriana Calcanhoto; Betty Faria; Carlos Tufvesson; Claudia Raia; Chico Buarque; Cissa Guimarães; David Brasil; Eder Meneguini; .Eduardo Moscovis; Elke Maravilha; Fernanda Abreu; Giulia Gam; Leila Maria; Jane di Castro; Jean Wyllys; José Maurício Machline; Letícia Sabatella; Patrycia Travassos; Marina Lima; Marieta Severo; Marília Pêra; Marisa Monte; Milton Cunha; Sônia Braga; Vera Holtz; Tuca Andrada; Alba Zaluar (UERJ); Emir Sader; Luís Eduardo Soares; Leda Nagle; Magali Almeida (UERJ); Márcio Tadeu (UERJ); Maria Luiza Helbourn (CLAM-IMS/UERJ); Sérgio Carrara (CLAM - IMS/UERJ); Sílvia Ramos; Águeda Mesquita Monteiro; Alessandro Teixeira Valente; Alex Amaral ; Ana Lúcia A. Antônio ; Andréia Alves de Souza ; Berenice Bento (Diretora da ABEN) ; Clélia Pinto Ramos; Diego Andrade; Eduardo Cardoso; Fernanda Sucupira; Frederico Alves Costa; Gilvânia Santos ; Helio Jaques Rocha Pinto; Heloiza Gama Netto; Isabel Anísia Dias; Joelma Sant´ana Martins; José Carlos Bignardi; Leonora Brunetto; Liamar das Graças Moraes; Lilia Irmeli Arany-Prado; Manuela de Sousa Magalhães; Maria Adela Manevy; Maria Alcina Ramos Freitas ; Mário Jéferson Pinheiro; Mateus Castellucio; Maurício Cana Brasil Souza; Naila Soraya Fonseca dos Reis; Nevair José de Almeida; Renato Gomes Soares; Roberto Jefferson (presidente de PTB); Sabrina Santos Monteiro; Sandra Regina Peralta; Selma Aparecida Campos; Tânia Mara Santini ; Tatiana Lionço;Wladimir Lyra.
www.cleofas.com.br
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESCOLA&id=esc0117
O Projeto de Lei sobre a homofobia – PL 122/200
Por: Dr. Paulo Fernando Melo da Costa
“O PLC 122/2006, se convertido em lei, conforme compromisso da Presidência da República, acarretará uma convulsão social sem precedentes em nosso país.”
“A prática do homossexualismo não acrescenta direitos a ninguém. Se um homossexual praticante tem algum direito, conserva-o apesar de ser homossexual, e não por ser homossexual. O toxicônomo, o bêbado e a prostituta têm direitos como pessoas, mas não por causa da toxicomania, embriaguez ou prostituição. Mas pelo simples fatos de serem pessoas!!”
50 PROVAS DO PRIMADO DE PEDRO E DO PAPADO TIRADAS DO NOVO TESTAMENTO
A doutrina católica sobre o papado é bíblica e decorre do primado de São Pedro entre os Apóstolos. Como todas as doutrinas cristãs, desenvolveu-se ao longo dos séculos mas não se afastou dos seus elementos essenciais, presentes na liderança e nas prerrogativas do Apóstolo São Pedro. Tais prerrogativas foram dadas a São Pedro por Nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecidas por seus contemporâneos e aceitas pela Igreja Primitiva. Os dados bíblicos sobre o Primado Petrino são muito fortes e inelutáveis em virtude de seu peso cumulativo. Tal peso fica especialmente claro com o auxílio de comentários bíblicos. A evidência da Sagrada Escritura se segue logo abaixo:
Bento XVI adverte perigo de “panteísmo neopagão” que põe a natureza acima do homem
No texto apresentado esta manhã em conferência de imprensa na Sala Stampa da Santa Sé, o Santo Padre explica que “magistério da Igreja exprime perplexidades acerca de uma concepção do ambiente inspirada no ecocentrismo e no biocentrismo, fá-lo porque tal concepção elimina a diferença ontológica e axiológica entre a pessoa humana e os outros seres vivos. Deste modo, chega-se realmente a eliminar a identidade e a função superior do homem, favorecendo uma visão igualitarista da « dignidade » de todos os seres vivos”.
17 dezembro 2009
A FEMINILIDADE E A SEXUALIDADE
Ser cristã não significa vestir-se de modo desleixado!
Parece-me que os conceitos sobre “feminilidade” e “sensualidade” estão se misturando de tal forma em nossa sociedade, que as pessoas encontram dificuldades para diferenciá-las. Fui pesquisar em primeiro lugar como estão definidos no dicionário Aurélio e encontrei o seguinte:
Feminilidade = s.f. Qualidade, caráter, modo de ser, de viver, de pensar, próprio da mulher.
Parece-me que os conceitos sobre “feminilidade” e “sensualidade” estão se misturando de tal forma em nossa sociedade, que as pessoas encontram dificuldades para diferenciá-las. Fui pesquisar em primeiro lugar como estão definidos no dicionário Aurélio e encontrei o seguinte:
Feminilidade = s.f. Qualidade, caráter, modo de ser, de viver, de pensar, próprio da mulher.
15 dezembro 2009
Eleição de bispa abertamente lésbica divide anglicanismo
O arcebispo da Cantuária se mostra contra este fato
LONDRES, terça-feira, 8 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, advertiu que a eleição de uma bispa abertamente lésbica é um fato que “gera sérias perguntas, não somente sobre a Igreja Episcopal e seu lugar na Comunhão Anglicana”, mas também “para a Comunhão em sua totalidade”.
LONDRES, terça-feira, 8 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, advertiu que a eleição de uma bispa abertamente lésbica é um fato que “gera sérias perguntas, não somente sobre a Igreja Episcopal e seu lugar na Comunhão Anglicana”, mas também “para a Comunhão em sua totalidade”.
SOBRE A PEC DO DIVÓRCIO
Deputado MIGUEL MARTINI
5 de dezembro de 2009
CAUSA-NOS estranheza a PEC do divórcio, em tramitação no Senado Federal, que pretende acabar com o prazo e requisito constitucional para que um matrimônio seja desfeito no país.
A Constituição Federal em vigor, no artigo 226, parágrafo 6º, assim se exprime acerca do divórcio: “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos”.
5 de dezembro de 2009
CAUSA-NOS estranheza a PEC do divórcio, em tramitação no Senado Federal, que pretende acabar com o prazo e requisito constitucional para que um matrimônio seja desfeito no país.
A Constituição Federal em vigor, no artigo 226, parágrafo 6º, assim se exprime acerca do divórcio: “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos”.
O ABORTO DOS ANENCÉFALOS
Lamentavelmente, a deputada Emilia Fernandes (PT-RS) disse, na audiência promovida pela Comissão de Legislação Participativa, que o Congresso precisa se posicionar sobre a situação de fetos anencéfalos (cujo cérebro não está completamente formado).
O PL 4403/04, da ex-deputada Jandira Feghali, acaba com a pena da prática de “aborto terapêutico” em caso de anomalia do feto, incluindo a anencefalia.
QUEM GOVERNA E REGE O SEU FUTURO?
Sempre que se aproxima o final do ano, e um novo se aproxima, renovam-se as esperanças e cada um procura começar com o ano novo um tempo novo. Isso é bom e é possível, mas é necessário que isso seja feito por um caminho reto. Não há felicidade e paz se trilharmos um caminho errado, onde não habita a verdade, a justiça e o amor; onde não está Deus.
Infelizmente, muitos buscam nas fantasias e nas superstições o socorro para os seus males, de maneira mágica e vazia. Depois se decepcionam, porque a fantasia se esvai como a fumaça que sobe ao vento.
NATAL E O MISTÉRIO DA IGREJA
A Igreja está em foco … nos jornais, nas revistas, nas conversas informais… Muitos a admiram, apontando o seu esforço de atualização concretizado em medidas para transmitir hoje de maneira nova as eternas verdades do Evangelho… Outros, porém, a criticam, pois nela vêem abusos e deficiências da parte de ministros e de fiéis que mais deveriam primar pela fé e a dignidade. Em conseqüência da sua decepção, muitos fiéis católicos são propensos a abandonar a Igreja, professando um Cristianismo individual, descomprometido de qualquer institucionalização…
08 dezembro 2009
EIS AÍ A TUA MÃE
Do Livro: "A VIRGEM MARIA - 58 CATEQUESES DO PAPA JOÃO PAULO II"
Jesus não só recomenda a João que cuide de Maria com particular amor, mas confia-lhe para que a reconheça como a própria mãe.
1. Depois de ter confiado João a Maria com as palavras: "Mulher, eis aí o teu filho!", Jesus, do alto da cruz, dirige-se ao discípulo predileto, dizendo-lhe: "Eis aí a tua Mãe!" (Jo. 19, 26-27). Com esta expressão, Ele revela a Maria o vértice da sua maternidade: enquanto Mãe do Salvador, Ela é a mãe também dos remidos, de todos os membros do Corpo Místico do Filho.
A Virgem acolhe no silêncio a elevação a este máximo grau da sua maternidade de graça, tendo já dado uma resposta de fé com o seu "sim" na Anunciação.Jesus não só recomenda a João que cuide de Maria com particular amor, mas confia-lhe para que a reconheça como a própria mãe.
LUTERO E MARIA SANTÍSSIMA
Martinho Lutero escreveu um belo comentário do Magnificat de Maria SSma., em que repetidamente se refere à "doce Mãe de Deus" e exalta a SSma. Virgem nestes termos:
"Ela nos ensina corno devemos amar e louvar a Deus, com alma despojada e de modo verdadeiramente conveniente, sem procurar nele o nosso interesse. Ora, ama e louva a Deus com o coração simples e como convém a quem o louva simplesmente porque é bom; quem não considera mais que a sua pura bondade e só nela encontra o seu prazer e a sua alegria. Eis um modo elevado, puro e nobre de louvar : é bem próprio de um espírito alto e nobre como o da Virgem. Aqueles que amam com coração impuro e corrompido, aqueles que, de maneira semelhante à dos exploradores, procuram em Deus o seu interesse, não amam e não louvam a sua pura bondade, mas pensam em Si mesmos e só consideram quanto Deus é bom para eles mesmos. A religiosidade verdadeira, portanto, é louvor a Deus incondicionado e desinteressado".
07 dezembro 2009
04 dezembro 2009
POR QUE SOU CATÓLICO?
“Eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevaleceram contra ela. Eu te darei as chaves do Reino do céu. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu. (Mateus 16, 18-19)
Sou católico batizado, e nunca participei de outra religião, nunca me senti vazio, principalmente pelo fato de a igreja católica ser a única capaz de preencher inteiramente os filhos de Deus. Como relata o texto bíblico, a igreja católica não é uma instituição humana, pois ela foi fundada pelo próprio Deus, Jesus. Ele entrega a Pedro a sua autoridade de pastor de rebanho, e lê outorga a missão de apascentar as ovelhas. Porque sou católico? Porque somente essa igreja está ligada a tradição dos apóstolos, através da sucessão apostólica e do primado de Pedro, somente a igreja católica tem seus fundamentos na pedra, que foi escolhida pelo próprio Jesus, pedra essa que tem a missão de apascentar as ovelhas (João 21, 15-17), sendo pastor de todas, assim trazendo a unidade.
COMENTÁRIO DO II DOMINGO DO ADVENTO: Queremos ver a salvação de Deus!
Queremos ver a salvação de Deus!O Brasil será a sede das Olimpíadas em 2016. Essa vitória brasileira foi muito destacada na imprensa internacional dando ao mesmo tempo uma grande confiança no nosso País a nível interno e externo. Agora é só esperar aquilo que já está contido numa promessa bem fundamentada: esperamos o que acontecerá. Mas nós esperamos – além disso – algo maior: a segunda vinda de Jesus, a Parusia; trata-se de uma promessa segura, firmíssima… agora, é só esperar.
A palavra “Advento” vem da palavra grega “Parusia” e significa “vinda”. Toda a Igreja pede: Marana tha: vem Senhor Jesus! (1 Cor 16,22). Quando o Senhor voltar “todo homem verá a salvação de Deus” (Lc 3,6). O Senhor vem para salvar-nos, mas essa salvação já é uma realidade no hoje das nossas vidas. O cristão é alguém que continuamente está dizendo: já, mas ainda não! A salvação já aconteceu, mas ainda falta a sua consumação. Já estamos nos últimos tempos desde a Encarnação, mas falta a consumação desses tempos finais que vivemos.
A salvação é uma realidade que chega ao mais profundo do nosso ser. Não se trata somente de sermos guardados dos males externos, mas principalmente de sermos sarados na nossa própria existência, no mais profundo de nós mesmos. Cristo, ao descer à região dos mortos, descia também ao mais profundo da miséria humana para encontrar-se com essa miséria e destruí-la. A miséria maior do ser humano é o pecado, mas Cristo o destruiu.
Perito pede que mexicanos não acreditem em falsas profecias maias sobre o fim do mundo!
MEXICO D.F., 19 Nov. 09 (ACI) .- O destacado jornalista Carlos Vila Roiz, escreveu um artigo de opinião no qual pede aos mexicanos conhecerem sua história e não acreditar nas supostas "profecias" sobre o fim do mundo que roteiristas de Hollywood atribuem aos maias no filme "2012" mas que em realidade nunca existiram.
No artigo publicado por "Impacto El Diario" e recolhido pelo Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME), Vila Roiz recorda que os maias surgiram por volta dos 1500 a.C. e existiram até finais do século XVII.
"Entre eles havia astrônomos, matemáticos, sacerdotes, militares, homens sábios que desenvolveram dois calendários complexos, mas precisos apoiados na conta dos Katunes (períodos de 20 anos). Estes eram o solar ou civil de 365 dias e o Tzolkin, lunar ou ritual de 260. Ambos se conjugavam porque são divisíveis entre cinco", explicou.
Assinalou que "se ambos (calendários) marcam-se em duas engrenagens, dariam voltas e voltas até a eternidade e cada vez que acabasse um ciclo iniciaria outro, obviamente. O mesmo ocorre com o calendário gregoriano, em que levamos pouco mais de dois milênios".
Vila Roiz afirmou que "embora haja diferentes interpretações das equivalências das datas maias com nosso calendário, isto foi aproveitado pelo diretor do filme para inventar que em 2012 será o fim de uma era, e sua fantasia foi adornada com o suicídio de uma comunidade de maias (já mestiços), que estavam desolados porque chegava o tempo no que se cumpririam as 'profecias' maias".
Segundo o jornalista, "tratando-se de novelas e cinema, os roteiristas podem fazer o que quiserem, incluir seres de outros mundos, duendes, bruxas ou o que queiram. O resultado pode ser divertido ou deplorável e ofensivo para alguns como é o caso dos livros de Dan Brown. O que resulta preocupam-se é que as pessoas acreditem neles e que convertam estas fantasias em dogmas supostamente ocultos". "Em pleno século XXI, quando muita gente se separa das religiões históricas sob o influxo do materialismo, o relativismo e a metodologia científica, resulta deplorável que ocupem estes vazios os horóscopos, a leitura do tarô ou do café e o cinema", indicou.
Vila Roiz explicou que "os maias desenharam no Códice Dresde o que dizem outros livros de tradição indígena como o Popol Vuh: A destruição da humanidade a causa do dilúvio universal, evento que se repete quase em todas as culturas, como por exemplo, entre os huicholes de Jalisco e Nayarit. A lenda dos Cinco Sóis e seus equivalentes aponta para o passado e os filósofos e cineastas modernos, a partir disso, podem deduzir que os ciclos da natureza se repetem, mas isso dista muito do fato de que os maias tenham prognosticado para 2012 qualquer tipo de destruição como mostra o filme".
O autor lamenta que "no México, aonde vergonhosamente se lê, se acaso, dois livros ao ano, muita gente acreditava em todas estas mentiras" e por isso pede "à Secretaria de Educação que os alunos leiam Sylvanus G. Morley, um dos 'mayistas' mais destacados de todos os tempos. Por enquanto, o único que a Bíblia afirma sobre o fim do mundo: 'Ninguém sabe o dia nem o hora, só o Pai".
Professor Felipe Aquino
www.cleofas.com.br
No artigo publicado por "Impacto El Diario" e recolhido pelo Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME), Vila Roiz recorda que os maias surgiram por volta dos 1500 a.C. e existiram até finais do século XVII.
"Entre eles havia astrônomos, matemáticos, sacerdotes, militares, homens sábios que desenvolveram dois calendários complexos, mas precisos apoiados na conta dos Katunes (períodos de 20 anos). Estes eram o solar ou civil de 365 dias e o Tzolkin, lunar ou ritual de 260. Ambos se conjugavam porque são divisíveis entre cinco", explicou.
Assinalou que "se ambos (calendários) marcam-se em duas engrenagens, dariam voltas e voltas até a eternidade e cada vez que acabasse um ciclo iniciaria outro, obviamente. O mesmo ocorre com o calendário gregoriano, em que levamos pouco mais de dois milênios".
Vila Roiz afirmou que "embora haja diferentes interpretações das equivalências das datas maias com nosso calendário, isto foi aproveitado pelo diretor do filme para inventar que em 2012 será o fim de uma era, e sua fantasia foi adornada com o suicídio de uma comunidade de maias (já mestiços), que estavam desolados porque chegava o tempo no que se cumpririam as 'profecias' maias".
Segundo o jornalista, "tratando-se de novelas e cinema, os roteiristas podem fazer o que quiserem, incluir seres de outros mundos, duendes, bruxas ou o que queiram. O resultado pode ser divertido ou deplorável e ofensivo para alguns como é o caso dos livros de Dan Brown. O que resulta preocupam-se é que as pessoas acreditem neles e que convertam estas fantasias em dogmas supostamente ocultos". "Em pleno século XXI, quando muita gente se separa das religiões históricas sob o influxo do materialismo, o relativismo e a metodologia científica, resulta deplorável que ocupem estes vazios os horóscopos, a leitura do tarô ou do café e o cinema", indicou.
Vila Roiz explicou que "os maias desenharam no Códice Dresde o que dizem outros livros de tradição indígena como o Popol Vuh: A destruição da humanidade a causa do dilúvio universal, evento que se repete quase em todas as culturas, como por exemplo, entre os huicholes de Jalisco e Nayarit. A lenda dos Cinco Sóis e seus equivalentes aponta para o passado e os filósofos e cineastas modernos, a partir disso, podem deduzir que os ciclos da natureza se repetem, mas isso dista muito do fato de que os maias tenham prognosticado para 2012 qualquer tipo de destruição como mostra o filme".
O autor lamenta que "no México, aonde vergonhosamente se lê, se acaso, dois livros ao ano, muita gente acreditava em todas estas mentiras" e por isso pede "à Secretaria de Educação que os alunos leiam Sylvanus G. Morley, um dos 'mayistas' mais destacados de todos os tempos. Por enquanto, o único que a Bíblia afirma sobre o fim do mundo: 'Ninguém sabe o dia nem o hora, só o Pai".
Professor Felipe Aquino
www.cleofas.com.br
OS REIS MAGOS, UMA LIÇÃO DE FÉ
O Filho de Deus nasceu revestido de nossa miséria humana, escondendo-se sob as feições de um menino comum toda a “plenitude de sua divindade” como disse S. Paulo. Assim quase ninguém pôde suspeitar que naquele Menino chamado Jesus se ocultasse Deus. Mas Deus, de sua maneira, quis manifestar a sua glória, dignidade e a divindade.
03 dezembro 2009
CARDEAL AFIRMA QUE HOMOSSEXUAIS NÃO VÃO PRO CÉU!!!
O cardeal mexicano Javier Lozano Barragán causou polêmica, nesta quarta-feira, ao afirmar que homossexuais e transexuais "não vão para o céu". "Transexuais e homossexuais não entrarão no Reino dos Céus", disse o religioso em declarações publicadas no site católico conservador 'Pontifex.roma'. "E não sou eu que digo, mas São Paulo."
Questionado sobre se a opinião também vale para uma pessoa que nasce homossexual, o cardeal disse que "não se nasce homossexual".
"Por várias razões, por razões de educação, por não haver desenvolvido sua própria identidade na adolescência. Talvez não sejam culpados, mas agindo contra a dignidade do corpo, certamente não entrarão no Reino dos Céus", disse.
"Tudo que consiste em ir contra a natureza e contra a dignidade do corpo ofende a Deus."
Diversas organizações de defesa dos homossexuais na Itália criticaram as declarações do religioso mexicano.
Lozano Barragán é presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde.
O Vaticano se distanciou dos comentários do cardeal.
OBS: Em que se baseou o Cardeal para dizer isso?
(I Coríntios 6,9-10)
9. Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, NEM OS EFEMINADOS, nem os devassos,
10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.
Questionado sobre se a opinião também vale para uma pessoa que nasce homossexual, o cardeal disse que "não se nasce homossexual".
"Por várias razões, por razões de educação, por não haver desenvolvido sua própria identidade na adolescência. Talvez não sejam culpados, mas agindo contra a dignidade do corpo, certamente não entrarão no Reino dos Céus", disse.
"Tudo que consiste em ir contra a natureza e contra a dignidade do corpo ofende a Deus."
Diversas organizações de defesa dos homossexuais na Itália criticaram as declarações do religioso mexicano.
Lozano Barragán é presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde.
O Vaticano se distanciou dos comentários do cardeal.
OBS: Em que se baseou o Cardeal para dizer isso?
(I Coríntios 6,9-10)
9. Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, NEM OS EFEMINADOS, nem os devassos,
10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.
Você entende o que é o Mistério da Redenção?
O ponto central da fé cristã é a Redenção, realizada por Jesus através de Sua Paixão, Morte e Ressurreição. E o Senhor quis perpetuar a celebração da nossa Redenção pela santa Missa. “Eis o mistério da fé”, o sacerdote diz após a Consagração, quando então o Calvário vivo se renova sobre o altar, embora de maneira incruenta. E o Senhor que continua a salvar os homens de todos os tempos e lugares. Jesus veio ao mundo, assumindo nossa natureza, para resgatar-nos da escravidão do pecado, do sofrimento e da morte eterna. Fazendo-se homem, Ele estava em condições de salvar o homem.
Mas, em que consiste essa salvação? Parece-me que esse é um ponto mal esclarecido e pouco ensinado aos fiéis, o que faz com que a maioria, infelizmente, não chegue a compreender bem o verdadeiro “mistério da fé” e não possa saborear com entusiasmo as riquezas de nossas celebrações litúrgicas, especialmente as do tempo pascal.
A Tradição e o Magistério da Igreja nos asseguram que o homem foi criado por Deus, por amor, para ser plenamente feliz n’Ele (cf. Cat §1). Mas, com o pecado original - pecado de desobediência e de soberba - o homem perdeu a vida divina e os dons preter-naturais, principalmente a imortalidade. Com o pecado, que não estava nos planos de Deus, entraram na vida do homem o sofrimento e a morte. São Paulo disse que: “O salário do pecado é a morte” (Rom 6,23) e que “o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, a morte, assim a morte passou a todos os homens” (Rom 5,12).
02 dezembro 2009
FORMAÇÃO: Adorar = Venerar?
Atos 5:34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
(segundo a bíblia João Ferreira de Almeida)
Eis aqui um dos maiores absurdos sem lógica, sem pé nem cabeça. Protestantes aqui fazem uma salada que é um verdadeiro samba do criolo doido…
A MENTIRAOs protestantes dizem:
1. Alguns Conceitos
Depois dessa breve introdução, faz se necessário citar o que um conceituado dicionário, da Língua Portuguesa, diz sobre a ação de adorar.
Adorar (do lat. Adorare.) significa:
V. t. d. 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar: … 3. Amar extremamente; idolatrar: … 4. Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a: … 5. Cultuar, reverenciar, venerar: Os antigos egípcios adoravam a vaca por divindade. Int. 6. Prestar culto de adoração. P. 7. Amar extremamente, venerar (a si mesmo). 8. Amar-se mutuamente ao extremo: …
V t. d. 1. Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar: Os pagãos veneravam inúmeros deuses. 2. Tratar com respeito e afeição. 3. Reverenciar, acatar, respeitar: “O hindu, como se sabe, venera a vaca, enquanto o muçulmano lhe come a carne”. (Raul Bopp, Coisas do Oriente, p. 28.) 4. Ter em grande consideração: Homem culto venera as letras e as artes.1ADORAÇÃO/VENERAÇÃO À MARIA
PURGATÓRIO?
Desde os primórdios a Igreja, assistida pelo Espírito Santo (cf. Mt 28,20; Jo 14,15.25; 16,12´13), acredita na purificação das almas após a morte, e chama este estado, não lugar, de Purgatório. Ao nos ensinar sobre esta matéria, diz o nosso Catecismo:
“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu” (CIC, §1030).
Logo, as almas do Purgatório “estão certas da sua salvação eterna”, e isto lhes dá grande paz e alegria.
Falando sobre isso, disse o Papa João Paulo II:
“Mesmo que a alma tenha de sujeitar-se, naquela passagem para o Céu, à purificação das últimas escórias, mediante o Purgatório, ela já está cheia de luz, de certeza, de alegria, porque sabe que pertence para sempre ao seu Deus.” (Alocução de 03 de julho de 1991; LR n. 27 de 07/7/91).
FORMAÇÃO ADVENTO: AS DUAIS VINDAS DE CRISTO!
Anunciamos a vinda de Cristo: não apenas a primeira, mas também a segunda, muito mais gloriosa. Pois a primeira, revestiu um aspecto de sofrimento, mas a segunda manifestará a coroa da realeza divina.
Aliás, tudo o que concerne a nosso Senhor Jesus Cristo tem quase sempre uma dupla dimensão. Houve um duplo nascimento: primeiro, ele nasceu de Deus, antes dos séculos; depois, nasceu da Virgem , na plenitude dos tempos. Dupla descida: uma discreta, como a chuva sobre a relva; outra, no esplendor, que se realiza no futuro .
Na primeira vinda, ele foi envolto em faixas e reclinando num presépio; na segunda, será revestido num manto de luz. Na primeira, ele suportou a cruz, sem recusar a sua ignomínia; na segunda, virá cheio de glória, cercado de uma multidão de anjos.
Não nos detemos, portanto, somente na primeira vinda, mas esperamos ainda ansiosamente , a segunda. E assim como dissemos na primeira: Bendito o que vem em nome do Senhor (Mt. 19,9), aclamaremos de novo, no momento de sua segunda vinda, quando formos como os anjos ao seu encontro para adora-lo: Bendito o que vem em nome do Senhor.
Aliás, tudo o que concerne a nosso Senhor Jesus Cristo tem quase sempre uma dupla dimensão. Houve um duplo nascimento: primeiro, ele nasceu de Deus, antes dos séculos; depois, nasceu da Virgem , na plenitude dos tempos. Dupla descida: uma discreta, como a chuva sobre a relva; outra, no esplendor, que se realiza no futuro .
Na primeira vinda, ele foi envolto em faixas e reclinando num presépio; na segunda, será revestido num manto de luz. Na primeira, ele suportou a cruz, sem recusar a sua ignomínia; na segunda, virá cheio de glória, cercado de uma multidão de anjos.
Não nos detemos, portanto, somente na primeira vinda, mas esperamos ainda ansiosamente , a segunda. E assim como dissemos na primeira: Bendito o que vem em nome do Senhor (Mt. 19,9), aclamaremos de novo, no momento de sua segunda vinda, quando formos como os anjos ao seu encontro para adora-lo: Bendito o que vem em nome do Senhor.
ADVENTO: EXORTAÇÃO A VIGILÂNCIA!
"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.
Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.
Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”."
(Lucas 21,25-28.34-36)
“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.
Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.
Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”."
(Lucas 21,25-28.34-36)
FORMAÇÃO SEXUALIDADE: HOMOFOBIA!
Tramitam no Congresso e Câmaras Municipais anteprojetos de lei que criminalizam a homofobia. Em questão: a legitimação da união de pessoas do mesmo sexo (casais homoafetivos) equiparada à instituição familiar, com possibilidades de adoções; e a criminalização de atitudes discriminatórias às práticas do homossexualismo assumido no comportamento público e notório. Os militantes demonstram um ardor missionário empunhando a bandeira de luta pelos direitos homoafetivos. São organizados e patrocinados. Provocam fatos de impacto cultural e político-social. Conquistam apoio de parlamentares e gestores públicos. Promovem emblemáticas e carnavalescas paradas gays, atraindo muita gente. E daí? Qual é a posição da Igreja Católica a respeito da matéria polêmica em questão?
1. A Constituição Federal [Cap. VII; Art. 226 § 3º.] segue o direito natural. O Estado oferece proteção à instituição da família reconhecendo o direito da união estável entre um homem e uma mulher. O Art. 226 § 5º declara a igualdade de direitos e deveres exercidos igualmente pelo homem e pela mulher na sociedade conjugal, garantindo a estabilidade familiar. A Lei favorece essa união padrão, consubstanciada no casamento monogâmico.
2. O Código Civil [Livro IV; Art. 1511 e 1514] reza que o casamento estabelece a comunhão plena de vida em base à igualdade de direitos e deveres dos cônjuges, a partir do momento em que ambos manifestam reciprocamente sua vontade livre de estabelecer o vínculo conjugal perante o juiz que os declara casados.
01 dezembro 2009
IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?
IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?
Há uma grande confusão na cabeça de muitos católicos quando, abordados por protestantes, eles afirmam que a Igreja Católica é idólatra e que nós já estamos todos no inferno, por conta de termos imagens em nossos templos. Esse tem sido um questionamento e estratégia usados por partes dos protestantes para arrastarem muitos católicos desconhecedores da Palavra de Deus, para suas denominações. Muitos, dessa forma, têm caído no erro, deixando a única Igreja fundada por Jesus Cristo, ao acharem que ela é a besta do Apocalipse, que o Papa é o seu anticristo e que as práticas da Igreja Católica são contrárias ao que está escrito na Bíblia Sagrada. Tudo pura ilusão e engano!!!
Vejamos uma passagem bíblica, muito usada por eles, para a nossa reflexão e estudo:
“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do há em cima no céu, nem embaixo na terra nem nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto”. (Ex 20,4)
A primeira vista, temos a impressão de que de fato existe alguma coisa de errado em colocar imagens em igrejas e outros lugares. Todavia, quando examinamos as Sagradas Escrituras e também a prática dos primeiros cristãos transmitida até os nossos dias, pelo ensinamento da Igreja, encontramos algo diferente: Deus permitiu em determinados casos o uso de imagens, e nunca a Igreja Católica levou seus fiéis a adorá-las.
INTRODUÇÃO
Há uma grande confusão na cabeça de muitos católicos quando, abordados por protestantes, eles afirmam que a Igreja Católica é idólatra e que nós já estamos todos no inferno, por conta de termos imagens em nossos templos. Esse tem sido um questionamento e estratégia usados por partes dos protestantes para arrastarem muitos católicos desconhecedores da Palavra de Deus, para suas denominações. Muitos, dessa forma, têm caído no erro, deixando a única Igreja fundada por Jesus Cristo, ao acharem que ela é a besta do Apocalipse, que o Papa é o seu anticristo e que as práticas da Igreja Católica são contrárias ao que está escrito na Bíblia Sagrada. Tudo pura ilusão e engano!!!
Vejamos uma passagem bíblica, muito usada por eles, para a nossa reflexão e estudo:
“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do há em cima no céu, nem embaixo na terra nem nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto”. (Ex 20,4)
A primeira vista, temos a impressão de que de fato existe alguma coisa de errado em colocar imagens em igrejas e outros lugares. Todavia, quando examinamos as Sagradas Escrituras e também a prática dos primeiros cristãos transmitida até os nossos dias, pelo ensinamento da Igreja, encontramos algo diferente: Deus permitiu em determinados casos o uso de imagens, e nunca a Igreja Católica levou seus fiéis a adorá-las.
Assinar:
Postagens (Atom)
Cássio José: blog 100% Católico
IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?
Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...
-
maio 31st, 2013 FONTE: HTTP://WWW.MIDIASEMMASCARA.ORG/ARTIGOS/INTERNACIONAL/EUROPA/14175-COMO-SE-CONSTROI-UMA-FARSA.HTML COMO SE CON...
-
O Espiritismo é a doutrina que acredita na reencarnação e na comunicação com os mortos. Se disfarça e engana a muitos com a prática da ca...
-
Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Palavra de Deus e...