29 outubro 2010

JOSUÉ – PREFIGURAÇÃO DE JESUS CRISTO!!!


Por Cássio José
Membro da Rcc e da Catequese
Grupo de Oração: Renascer


            A história de Josué encontra-se em alguns relatos dos livros do Pentateuco e no próprio livro intitulado de Josué. Foi seguidor de Moisés e introduziu o povo israelita na entrada da terra prometida e divisão da mesma. Percebemos a luta e conscientização em não deixar o povo de Deus se influenciar com o culto estrangeiro, os costumes estranhos desses povos, a idolatria, e claro, o cumprimento da Lei de Moisés. Era um jovem fiel a Deus e obediente a Moisés, dotado de sabedoria e coragem. Também foi cheio do Espírito Santo de Deus e, automaticamente, de discernimento dos espíritos, proteção do Altíssimo, afiado na Palavra de Deus como Lei para si e para os hebreus.
           
Logo no primeiro capítulo do livro de Josué podemos refletir a grande responsabilidade e missão que deveria cumprir:

“Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés. O vosso território se estenderá desde esse deserto e desde o Líbano até o grande rio Eufrates - todo o país dos hiteus - e até o mar Grande para o ocidente. Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei.” (Josué 1, 2-5)

            No finalzinho desse trecho bíblico Deus garantiu a Josué: “Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei.” Dá pra ver que de fato, Josué teve uma importância fundamental e estupenda no projeto de Deus na História da Salvação; sobretudo, no diz respeito à estruturação do povo israelita para a posse da terra onde corre leite e mel (Canaã- Palestina).
           
É importante, contudo, fazermos algumas observações para entendermos a proposta desta reflexão:

ü      Josué não foi eleito por Deus à toa! Poderia ser outro, mais o eleito por Deus é “Josué, filho de Num, ministro de Moisés” (Js 1,1). A expressão “ministro”, título dado comumente a Josué (Ex 24,13; 33,11; Nm 11,28) é designado para os funcionários reais e/ou para designar funções litúrgicas. Temos aí, portanto, um ar de superioridade. Por isso, todo o povo israelita estaria assim submisso a Josué por ser aquele que fora selecionado por Deus para a liderança momentânea do “Reino de sacerdotes e Nação consagrada” – os israelitas! - (Ex 19,6) ao Senhor que prometeu uma moradia;
ü      Percebemos certo paralelo em alguns relatos entre a entrada dos israelitas na terra de Canaã e a libertação dos hebreus da escravidão do Egito (Passagem a pé enxuto pelo rio Jordão, Celebração da Páscoa em na planície de Jericó, circuncisão...);
ü      Os israelitas que pisaram na terra prometida e tomaram posse dela são, na verdade, a nova geração daqueles que foram libertos da escravidão do Egito, e que peregrinaram pelo deserto durante 40 anos de caminhada (Js 5,6-7).

Não quero aqui fazer um estudo longo a respeito da proposta temática sobre a prefiguração de Jesus através de Josué. Na verdade, todo o Antigo Testamento prepara o Novo, e todas os fatos e acontecimentos seja do povo de Israel... prefiguram a raça da Nova Aliança, ou seja, nós que somos herdeiros da promessa de Deus feita ao povo judeu.
            Quando afirmei aqui que Jesus é o novo Josué ou que Josué foi prefiguração de Jesus, me detive a alguns pontos importantes que podem ser observados na vida e ministério de Josué:

  • Josué foi preparado por Moisés a uma missão de introduzir e pastorear os israelitas a terra prometida: Canaã.

Jesus de Nazaré, na cruz e através da eleição dos apóstolos e da Igreja, nos prepara para o novo e definitivo paraíso: a pátria celestial. Na verdade, nós estamos sendo conduzidos por Jesus, o novo Josué, nesta terra ainda, através do Espírito Santo de Deus e da orientação apostólica da Igreja de Deus.  

  • Josué é chamado nas Escrituras Sagradas de valente guerreiro.

Quem mais lutou por nós além de Jesus? Deus sua vida! Quem faz isso? O vasto mundo dos desenhos nos apresentam heróis e mais heróis. Entretanto, somente UM luta por nós e a nosso favor: É Jesus de Nazaré!

É meu querido, aproveitemos o recheamento do poder de Deus nesses dias. Haverá uma era em que essa abundância de milagres e sinais de Deus não acontecerá por falta de Deus, literalmente, nesta terra.

Deus o abençoe poderosamente, no Nome de Jesus e pela proteção da Virgem Maria!
                                                 
                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página