Católico Por que
– A profecia atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh (Irlanda) no
século XII, não era conhecida até 1595. Os pesquisadores chegaram à
conclusão de que foi forjada por interessados políticos que queriam
colocar sobre a Cátedra de Pedro o Cardeal Simoncelli de Orvieto
precisamente “indicado pelo Espírito Santo” mediante o dístico “De
antiquitate urbis”. A falsidade da profecia logo se evidenciou, pois foi
eleito Papa não Simoncelli mas o Cardeal Sfondrate. Tal profecia é um
instrumento da desonestidade política e não merece crédito.
* * *
A eleição do Papa Bento XVI deu ocasião a
que os meios de comunicação trouxessem à tona a Profecia de São
Malaquias, que prevê o fim do mundo para os próximos anos, sendo o
último Papa Pedro II. Torna-se assim oportuno estudar esta matéria.
1. O conteúdo da Profecia
São Malaquias de Armagh (distinga-se do
profeta Malaquias, do Antigo Testamento) nasceu na Irlanda em 1095
aproximadamente. Fez-se monge do mosteiro de Bangor (Irlanda). Ordenado
sacerdote aos 25 anos empenhou-se na renovação da vida monástica,
começando pelo mosteiro de Bangor, sob a orientação do arcebispo Celso,
primaz da Irlanda. Feito bispo de Connor, tornou-se depois arcebispo de
Armagh. Interessado na restauração dos mosteiros, era grande amigo de S.
Bernardo, seu contemporâneo. Morreu na França em 1148, quando viajava
para se encontrar com o Papa Eugênio III.
Deixou fama de santidade e foi muito
estimado pelas gerações seguintes, de modo que, após o devido processo, o
Papa Clemente III o canonizou em 1190.
A esse Santo atribui-se a famosa
“Profecia dos Papas”, que terá sido escrita em 1139, quando Malaquias
passou um mês em Roma. Consta de 111 (segundo outros, 113) dísticos
latinos, que tentam caracterizar a figura de cada Pontífice desde
Celestino II (1143-1144) até Pedro II, que deverá presenciar o fim do
mundo.
Esse texto, embora seja atribuido a um
autor do século XII, só se tornou de conhecimento público em 1595,
quando o beneditino belga Arnoldo de Wyon o inseriu no seu opúsculo
“Lignum Vitae, ornamentum et decus Eccleslae” (=”Lenho da Vida,
ornamento e glória da Igreja); nessa obra, dividida em cinco tomos, Wyon
enumera os monges beneditinos que ilustraram a sua Ordem, entre os
quais é apresentado S. Malaquias, monge de Bangor tido como profeta.
Os 74 primeiros dísticos da lista dos
Papas, no “Lignum Vitae”, são acompanhados de breve comentário, da
autoría do historiador espanhol Afonso Chacón, dominicano, falecido após
1601. O comentário aplica os dizeres da Profecia aos 74 Papas que
governaram desde Celestino II (+1144), um dos contemporâneos de S.
Malaquias, até Urbano VIII (+1590); mostra como o conteúdo de cada
oráculo se cumpriu adequadamente na figura do Pontífice ao qual é
referido. Eis, por exemplo, os dísticos 3 a 7 da série:
3. Ex magnitudine montis – Eugenius III – Patria Ethruscus oppido Montis Magni
4. Abbas Suburranus – Anastasius IV – De familia Suburra
5. De rure albo – Adrianos IV – Vilis natus in oppido Sanct Albani
6. Ex tetro carcere – Victor IV – Fuit Cardinalis S. Nicolai in carcere
7. Via Transtiberina – Callistus III – Guido Cremensis Cardinalis S. Mariae Transtiberim
4. Abbas Suburranus – Anastasius IV – De familia Suburra
5. De rure albo – Adrianos IV – Vilis natus in oppido Sanct Albani
6. Ex tetro carcere – Victor IV – Fuit Cardinalis S. Nicolai in carcere
7. Via Transtiberina – Callistus III – Guido Cremensis Cardinalis S. Mariae Transtiberim
O que quer dizer:
3. Da grandeza do monte – Eugênio III – De origem etrusca em cidade do Monte Grande
4. Abade Suburrano – Anastácio IV – Da familia Suburra
5. Do campo branco – Adriano IV – Nasceu pobre na cidade de S. Albano
6. Do cárcere escuro – Vítor IV – Foi Cardeal de S. Nicolau no cárcere de Túlio
7. Via além do Tibre – Calisto III – Gui de Cremo, Cardeal de Sta. Maria Além do Tibre
4. Abade Suburrano – Anastácio IV – Da familia Suburra
5. Do campo branco – Adriano IV – Nasceu pobre na cidade de S. Albano
6. Do cárcere escuro – Vítor IV – Foi Cardeal de S. Nicolau no cárcere de Túlio
7. Via além do Tibre – Calisto III – Gui de Cremo, Cardeal de Sta. Maria Além do Tibre
O comentário de Chacón, indicando quando
(na História) começa a série dos Papas da lista, permite calcular
aproximadamente a época em que se dará o fim do Papado e a segunda vinda
do Senhor; assim contam-se 38 Pontífices desde Urbano VII (+1590) até o
fim do mundo; João Paulo II (De labore Solis, do sofrimento do Sol)
teria ainda três sucessores; o último, Pedro II, veria, com a geração
dos seus contemporâneos, a consumação da História.
Eis os últimos dísticos da lista:
“101. Crux de cruce (Cruz da cruz) – Pio IX (1846-1878)
102. Lumen in caelo (Luz no céu) – Leão XIII (1878-1903)
103. Ignis ardens (Fogo ardente) – Pio X (1903-14)
104. Religio depopulata (Religião devastada) – Bento XV (1914-22)
105. Fides intrepida (Fé intrépida) – Pio XI (1922-1939)
106. Pastor Angelicus (Pastor angélico) – Pio XII (1939-58)
107. Pastor et Nauta (Pastor e Navegante) – João XXIII (1958-63)
108. Flos Florum (Flor das Flores) – Paulo VI (1963-78)
109. De Medietate Lunae (da Lua crescente ou da meia-lua) – João Paulo I (1978)
110. De Labore Solis (Do sofrimento do Sol) – João Paulo II (1978-2005)
111. Gloria olivae (Glória da Oliveira) – Bento XVI (2005-…)
112. In persecutione extrema S. R. E. sedebit (Governará durante extrema perseguição da Santa Igreja Romana)
113. Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulationibus; quibus transactis, civitas septicollis diruetur, et ludex tremendus iudicabit populum. Finis (Pedro Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. Passadas estas, será destruida a cidade das sete colinas e o tremendo Juiz julgará o seu povo. Fim)”.
102. Lumen in caelo (Luz no céu) – Leão XIII (1878-1903)
103. Ignis ardens (Fogo ardente) – Pio X (1903-14)
104. Religio depopulata (Religião devastada) – Bento XV (1914-22)
105. Fides intrepida (Fé intrépida) – Pio XI (1922-1939)
106. Pastor Angelicus (Pastor angélico) – Pio XII (1939-58)
107. Pastor et Nauta (Pastor e Navegante) – João XXIII (1958-63)
108. Flos Florum (Flor das Flores) – Paulo VI (1963-78)
109. De Medietate Lunae (da Lua crescente ou da meia-lua) – João Paulo I (1978)
110. De Labore Solis (Do sofrimento do Sol) – João Paulo II (1978-2005)
111. Gloria olivae (Glória da Oliveira) – Bento XVI (2005-…)
112. In persecutione extrema S. R. E. sedebit (Governará durante extrema perseguição da Santa Igreja Romana)
113. Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulationibus; quibus transactis, civitas septicollis diruetur, et ludex tremendus iudicabit populum. Finis (Pedro Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. Passadas estas, será destruida a cidade das sete colinas e o tremendo Juiz julgará o seu povo. Fim)”.
Trata-se agora de examinar que valor se deve atribuir a tal Lista de Papas.
2. A autoridade da Profecia
Como se compreende, há quem defenda a
credibilidade da lista dos Papas, como também há quem a recuse.
Examinemos uma e outra sentença.
2.1. O “Sim” à Profecia
A “Profecia de Malaquias”, logo depois de
divulgada em 1595, obteve sucesso considerável. É inegável que os
dísticos interpretados por Chacón se aplicam bem aos Papas desde
Celestino II até Urbano VII. Eis alguns exemplos mais frisantes:
- “Avis Ostiensis” (Ave de Óstia) convém
adequadamente a Gregório IX (1227-41), que foi Cardeal-bispo de Óstia e
tinha uma águia em seu brasão;
- “De parvo homine” (Do homem pequeno) corresponde a Pio III (+1503), que se chamava Francisco Piccolomini (=Pequeno homem);
- “Jerusalem Campaniae” (Jerusalém da
Campanha) designa bem Urbano IV (1261-64), nascido em Troyes (Champanha)
e Patriarca de Jerusalém.
De Urbano VII (+1590) em diante, Chacón
não interpretou mais os oráculos. Muitos historiadores, porém, julgam
que continuam a quadrar bem com as figuras dos Pontífices que se têm
assentado sobre a cátedra de Pedro.
Assim, para tomar exemplos recentes, indicar-se-iam:
- “Crux de cruce” (Cruz oriunda da cruz),
dístico que designa Pio IX (1846-78) com acerto, pois este Pontífice
sofreu duros golpes da parte da Casa de Savóia, em cujo emblema figurava
uma cruz;
- “Religio depopulata” (Religião
devastada) é dístico bem adaptado a Bento XV (1914-22), que durante o
seu pontificado assistiu a Primeira Guerra Mundial;
- “Fides intrépida” (Fé intrépida)
corresponde a Pio XI (1922-39), Pontífice das missões e defensor da
verdade contra as modernas teorias sociais e políticas;
- “Pastor et Nauta” (Pastor e Navegante)
parece caracterizar bem o Papa João XXIII, ex-Patriarca de Veneza,
cidade das gôndolas, reconhecido por sua ardente têmpera de Pastor de
almas… Mas inegavelmente este dístico caracteriza ainda melhor os Papas
seguintes: Paulo VI e principalmente João Paulo II, que percorreram
todos os continentes da Terra em suas viagens apostólicas.
Admitida a veracidade da Profecia na base
das observações acima, julgam alguns autores que o fim do mundo não
está longe, pois só deverá haver dois Papas até a segunda vinda de
Cristo.
Procurando interpretar os dísticos acima, há quem queira prever a história dos tempos finais nos seguintes termos:
- As divisas “Pastor Angelicus” (Pio
XII), “Pastor et Nauta” (João XXIII) e “Flos florum” indicam um período
de grande paz e bonança para a religião (foram mesmo os tempos de Pio
XII, João XXIII e Paulo VI?). Santidade angélica deve florescer no
Pastor e nas ovelhas da Igreja; o Pastor, sendo navegante, gozará de
grande prestígio no mundo inteiro e empreenderá viagens
intercontinentais a fim de confirmar a pregação do Evangelho em toda
parte.
- As três últimas divisas insinuam os
acontecimentos que deverão preceder imediatamente a manifestação do
Anticristo: flagelos, como uma calamitosa expansão do Islamismo (“Lua
crescente”), penas e fadigas sobre os filhos da luz (“Sol”); além disto,
a almejada conversão dos judeus a Cristo (a oliveira simboliza o povo
judaico em Romanos 11,17-29). Depois disto, sob o Papa Pedro II, Cristo
aparecerá como Juiz Universal…
Que dizer dessas conjeturas?
Carecem de autoridade. Usando de toda a
objetividade, bons críticos modernos não hesitam em rejeitar a
autenticidade da Profecia de S. Malaquias.
2.2. A recusa da autenticidade
Quem primeiramente impugnou o valor das
Profecias, apelando para argumentos ainda hoje plenamente válidos, foi o
Pe. Ménestrier S.J., no seu livro “Réfutation des Prophéties faussement
attribuées á S. Malachie sur les élections des Papes” (Paris, 1689).
Eis as principais razões desde então aduzidas contra a genuinidade das
profecias:
1) durante cerca de 450 anos, isto é,
desde S. Malaquias (+1148) até o opúsculo “Lignum Vitae” (1595), jamais
autor algum fez alusão aos oráculos de S. Malaquias; nem os
historiadores medievais e renascentistas, ao escrever a Vida dos Papas,
mencionam tal documento, que certamente deveria ser citado, caso fosse
conhecido. E por que motivo, em que circunstancias, teria este caído nas
mãos de Chacón, seu comentador, após 450 anos de ocultamento? E como de
Chacón terá sido transmitido a Wyon, que o editou pela primeira vez?
2) Ao argumento do silêncio associa-se a
verificação de falhas históricas e teológicas na Profecia de Malaquias.
De fato, na lista dos Papas figuram antipapas (como Vítor IV, 1159-64;
Nicolau V, 1328-30; Clemente VII, 1378-94), efeito este que dificilmente
se poderia atribuir à inspiração divina. A finalidade mesma da Profecia
(insinuar a época do fim do mundo) parece contrariar a intenção de
Cristo, que em mais de uma ocasião se negou a revelar aos homens a data
do juízo final (cf. Marcos 13,32; Atos 1,7). Além disto, a aplicação dos
dísticos aos respectivos Papas baseia-se em notas por vezes acidentais
na figura dos respectivos Pontífices, o que lhe dá um cunho de
arbitrário; assim Nicolau V (legítimo Papa de 1447 a 1455) traz a divisa
“De modicitate Lunae” (Da pequenez da Lua) por ter nascido de familia
modesta no lugar chamado Lunegiana; Pio II (1458-1464) é assinalado “De
capra et albergo” (Da cabra e do albergue) por haver sido secretário dos
Cardeais Capranica e Albergati!
Positivamente, podem-se indicar as
circunstancias que deram ocasião à falsificação: observe-se, antes do
mais, que as divisas dos Papas até 1590 aludem todas a traços concretos e
particulares de cada Pontífice: lugar e família de origem, cargos
exercidos antes da eleição, figuras dos brasões, etc. De 1590 em diante,
porém, os oráculos referem apenas qualidades morais, cuja aplicação é
assaz vaga, podendo convir a mais de um Pontífice; assim “Vir
religiosus” (Varão religioso), “Ignis ardens” (Fogo ardente), “Fides
intrepida” (Fé intrépida); qual Papa não merecería estes qualificativos,
caso não fosse de todo indigno?
Observada esta diferença, julgam alguns
críticos que a “Profecía de S. Malaquias” foi forjada justamente nesse
ano de 1590, quando o falsificador já conhecia parte da história dos
Papas que ele havia de caracterizar, ficando-lhe desconhecida a outra
parte (a do futuro). O ensejo para se inventar a “Profecia” terá sido o
conclave de 1590, após a morte de Urbano VII; o certame foi árduo,
durante um mês e 19 dias.
Entre os Prelados mais em vista, achava-se o
Cardeal Simoncelli, cidadão de Orvieto e antigo bispo desta cidade; ora,
pensa-se que os amigos de Simoncelli pretenderam favorecer a eleição
deste candidato apresentando aos interessados uma lista “profética” de
Papas em que o sufragado pelo Espirito Santo após o Pontífice Urbano VII
era o Papa “De antiquitate urbis” (Da antiguidade da cidade), isto é, o
Papa de Orvieto (=”Urbs vetus” =”cidade antiga”); em vista disto, terão
forjado uma série de dísticos papais condizentes com a realidade desde
Celestino II (no séc. XII), mas assaz arbitrária após Urbano VII. Essa
lista, com a qual os mistificadores quiseram associar até mesmo o nome
abalizado de S. Malaquias, não logrou o desejado efeito, pois na verdade
quem saiu eleito do conclave foi o Cardeal Sfondrate, arcebispo de
Milão, que tomou o nome de Gregório XIV…
É esta uma das explicações mais correntes dos motivos que terão inspirado a pseudo-profecia de S. Malaquias!
Ménestrier, na obra referida, cita outro
caso semelhante de recurso à “autoridade divina” para decidir a eleição
de um Papa. Após a morte de Clemente IX (1669), alguns adeptos do
candidato Cardeal Bona, lembrando-se do texto de Eclesiástico 15,1: “Qui
timet Deum, faciet bona” (Quem teme a Deus, fará obras boas [Bona]),
espalharam o seguinte trocadilho: “Grammaticae leges plerumque Ecclesia
spernit: Esset Papa bonus si Bona Papa foret” (=”As leis da gramática,
geralmente a Igreja as despreza: Haveria um bom Papa, se Bona Papa
fosse”).
Diante dessas observações da crítica
abalizada, vê-se que vão seria evocar a “Profecia” de S. Malaquias, seja
para ilustrar a história do Papado, seja para prever o decurso dos
futuros tempos ou mesmo a época da segunda vinda de Cristo!
3. Magistério da Igreja e profecias
No século XV e no sécuto XVI (quando foi
redigida a “Profecia de S. Malaquias”) grande número de “profetas” se
apresentavam ao público, predizendo o fim do mundo; diziam ter visões,
sobre as quais pregavam em altas vozes. Tal foi o caso, por exemplo, de
Pedro Boaventura, eremita não sacerdote, que afirmava ser ele mesmo o
“Papa angélico”, salvador do mundo; anatematizava o Papa de Roma e os
Cardeais, declarando que os fiéis deviam separar-se de Roma para
salvar-se e dirigia cartas aos reis pedindo que o ajudassem. Seguiram-no
20.000 partidários. Outros pregadores na época diziam falar em nome de
Deus, anunciando o fim do mundo e iminentes flagelos para a Igreja e o
Pontífice Romano.
Lutero (+1546) também se apresentava como salvador da Igreja, embora não tivesse a pretensão de ser Papa.
Diante de tais mensagens tomaram posição
os Concílios de Latrão V (1516-17) e de Trento (1543-65). Aos
19.12.1516, o de Latrão, presidido pelo Papa Leão X, promulgou um
decreto importante: após recordar que existe na Igreja o carisma da
profecia concedido pelo Espirito Santo, chamou a atenção para o perigo
de se crer, sem discernimento, em tudo o que seja extraordinário; em
consequência, o Concilio reservou à Santa Sé a tarefa de aprovar ou não
revelações particulares antes que fossem dadas a público. De modo
especial, proibiu o anúncio de alguma data para a vinda do Anticristo e
do Juízo Final, visto que tal mensagem contraria todo o teor da pregação
de Jesus: Este afirmou explicitamente que “não compete aos homens
conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria
autoridade” (Atos 1,7; cf. Mateus 24,36; Marcos 13,32).
As normas do Concílio de Latrão V são
válidas até nossos dias, quando também se verifica um pulular fantasioso
de profecias, que pretendem definir a data do fim do mundo com as
catástrofes precursoras. Em vez de se deter em previsões imaginosas e
vãs, é para desejar que o cristão se volte para o que Deus certamente
lhe pede no momento presente e cumpra sua missão com zelo.
-
Fonte: Revista Pergunte e Responderemos nº 517, págs. 298-304, julho/2005.
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