14 fevereiro 2013

Pregação do sábado à tarde (dia 09) no XIV DESPERTAI: Sendo fortes na fé, resisti ao demônio!



Tema: “Se creres verás a glória de Deus!” (João 11, 40)

 Pregação do dia 09/02/2012 no XIV DESPERTAI
Cássio José (Ministério de Pregação)
Objetivo da pregação: 


Conscientizar os ouvintes da pregação que nos foi travada uma batalha espiritual. Para vencermos esta batalha, no entanto, se fazem necessárias duas realidades urgentes:
·         Primeira: para vencer o pecado e Satanás em nossas vidas, temos que ter consciência do desejo de nos tornar homens e mulheres espirituais;
·         Segunda: nesse campo espiritual, devemos usar armas espirituais para vencer esse inimigo espiritual – Satanás!



1.      Pressupostos iniciais:

Olá amados irmãos! Desejo-lhes uma “Boa Tarde!” e saúdo-vos com a Paz do Senhor e Salvador Jesus e o amor de nossa querida mãe: Maria Santíssima! Amém?

Olhe para quem está ao seu lado e diga: “Meu querido, você está vendo o leão? Você tem ciência de que pode ser devorado a qualquer momento caso não sustente sua fé e o resista?”

Vamos pegar I Pedro 5, 8-10! Mas, antes, e enquanto os irmãos pegam a citação bíblica gostaria de apresentar-lhes a seguinte situação:

Imagine que você está numa selva e de repente você escuta um rugido (promover o barulho!)... O que você faria? Só que você olha, amedrontado, para o lado direito e nada! Olha para o lado esquerdo e também nada. Mas, ao olhar para trás, se depara com uma boca aberta e dentes grandes afiados... Pergunte a seu irmão da direita e diga: 

E agora José? O que você faria? 


Vamos, entretanto, dar uma voltinha pela Palavra de Deus para chegarmos num raciocínio bíblico quanto a realidade do pecado e a ação do diabo:
*  João 10,10a:

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir”.

*  João 8, 44b nos diz:

“Ele era assassino desde o começo e não se manteve na verdade, porque nele não há verdade”.

*  I João 4,4-6:

“Filhinhos, vós sois de Deus e vencestes aos que são do Anticristo. Pois em vós está quem é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo, e o mundo lhes presta ouvido. Nós somos de Deus. Quem é de Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro”.

* I João 5,18-19: 

“Sabemos que todo aquele que é gerado de Deus não peca; ao contrário, aquele que foi gerado de Deus ele o guarda, e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno”. 

 Alguém pode aí está se perguntando: por que você, pregador, pegou essas citações se anteriormente você nem ao menos leu a citação oficial que fundamenta a temática desta pregação?

2.      A luta espiritual contra o pecado e as trevas já foi travada:

Eu te respondo meu querido: para que não sejamos enganados e sejamos preparados para a reflexão desta pregação. Leiamos então citação bíblica:

“Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora.
Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus da graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vostronarás firmes, fortes e seguros ”.
(I Pedro 5, 8-10)

Então, amados, através desta pregação eu quero te conscientizar de 2 coisas:

*  PRIMEIRA:

VOCÊ TEM UM INIMIGO! ELE É INIMIGO NÚMERO 01 DE DEUS E DE QUEM ESTÁ COM ELE, DO LADO DELE! OU SEJA: VOCÊ É O ALVO DO DIABO! ELE QUER TE DESTRUIR. ELE QUER QUE VOCÊ VÁ PARA O INFERNO QUE É O LUGAR DELE E NÃO TEU. ELE QUER TE DÁ UMA VIDA DE DESGRAÇA E DERROTA. ELE QUER QUE VOCÊ TENHA UMA MALDIÇÃO DIÁRIA E ETERNA.

O nosso inimigo é espiritual, não é carnal. Não são as pessoas ao nosso redor. É Satanás!

Efésios 6, 12:

“Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço.”

Apocalipse 12,9:

“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu. Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.”

*  SEGUNDA:

Tendo tal consciência de que existe um inimigo que quer nos destruir, nos afastar de Jesus e de sua Igreja e nos levar ao inferno, DEVEMOS TRAÇAR UM PLANO ESTRATÉTICO E OFENSIVO DE COMBATE AS TREVAS!

Apocalipse 12, 12:

“Por isso, alegra-te, ó céus, e todos os que nele habitais. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor; pois sabe que lhe resta pouco tempo.” (Já foi travada uma batalha. A guerra já começou!!!)

3.      Luta espiritual se faz com armas espirituais! Preparemo-nos para o combate sendo homens espirituais.

O nosso engano é pensar que podemos vencer o pecado e Satanás, na nossa vida, com as nossas próprias armas! Ou seja: com armas humanas! E não é dessa forma que se vence esse Inimigo! Olhe para quem está ao teu lado e diga:

“Chuchu, deixa de ser bobo! Com as tuas próprias forças, você vai perder. Não vai chegar a lugar nenhum. O máximo que vai conseguir é mais uma frustração! Você vai quebrar a cara... Você tem que ser é SÓBRIO E VIGILANTE! As armas são espirituais porque o nosso inimigo é um ser espiritual!”

A própria Palavra de Deus nos alerta quanto a isso! Vejam:

I Coríntios 2,14-15:

“O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois lhe parece loucura. Ele não é capaz e entendê-lo, porque só pode ser avaliado pelo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.”

O apóstolo Paulo está se referindo ao homem espiritual e sua visão quanto as realidades do mundo ao seu redor. Hoje, nós somos convidados a sermos homens e mulheres espirituais!

Vou colocar aqui algumas situações de santos que tiveram a visão espiritual nessa época de Carnaval:

 Reflexão dos santos sobre o Carnaval

*  Santa Faustina:

“Nesses últimos dias de carnaval conheci um grande número de acúmulos de castigos e pecados”.

*  Santa Catarina de Sena Exclamava entre soluços na época do Carnaval em seu tempo:

“Oh que tempo diabólico”

*  Um pregador dizia:

É o tempo da colheita de Satanás

*  Santo Agostinho: 

“Os divertimentos carnavalescos são como sacramentais do demônio! Sinal visível da maldição do diabo!”
*  Coloquei hoje no meu facebook:
“O Carnaval é o tempo de MAIOR OFENDA A DEUS! É nesse tempo que Satanás tem mais alegria porque vê os filhos de Deus o buscando e o adorando! É o tempo em que as maldições aumentam e a perversidade e o pecado chegam num grau de estremecer as estruturas do inferno!”
    
Diferente de nossa época em que os cristãos veem normalidade quanto ao Carnaval, percebemos que os santos da Igreja percebiam, com um olhar espiritual de seu tempo, o objetivo dessa festa do prazer da carne (Carnaval).

O home espiritual é, portanto, aquele que é impulsionado pelo Espírito de Deus em sua vida. Ele não vê as coisas de seu tempo com um olhar que o homem e a mulher mundanos veem, mas se permite ser usado por Deus para que, com a sua fé, perceba as realidades espirituais além da Criação que está ao sue derredor. O sobrenatural é sua experiência na conduta de uma vida de oração e jejum.

Para que vencemos o pecado em nossas vidas, se faz necessário tornar-se UM HOMEM ESPIRITUAL E COM ARMAS ESPIRITUAIS, se trave a boa batalha de crisão aqui nesta terra, que é pódio dos santos e santas de Deus!    
 
4.      Armas espirituais para o homem espiritual que luta contra o pecado!

As armas espirituais devem ser usadas para os homens espirituais, ou seja, os que são movidos pelo Espírito de Deus. Um ateu, por exemplo, por não crer no Senhor, jamais vencerá Aquele que é espiritual e Inimigo seu, porque acha que sua vida acabará após seu último suspiro nesta terra. Puro engano seu!

  Vejamos as armas espirituais na Palavra de Deus:


4.1   I João 5, 4-5: a nossa FÉ

“Pois todo o que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Definição de Fé em Hebreus 11,1:

“A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem.”


4.2  O sangue do Senhor Jesus derramado na cruz!

I Pedro 1, 18-21:

“Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil herdada por vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata e o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha. Conhecido de antemão antes da criação do mundo, ele foi, neste final dos tempos, manifestação em favor de vós. Por ele, tendes fé no Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus.”

O sangue de Jesus é uma tremenda arma contra Satanás! Ele fica entre nós e o perigo, já cantava Celina Borges.

4.3  A Palavra de Deus! 


·         Vemos, no deserto, por exemplo, que Jesus vence o diabo porque é um homem da Palavra (Mt 4,1-11).
·     

    Quando conhecemos a Palavra de Deus temos consciência do que agrada a Deus e do que agrada a Satanás:

Tito 1, 10-11:

“Seja apegado à palavra digna de fé segundo o ensinamento, a fim de ser capaz, tanto de exortar na sã doutrina, como de refutar os que a contradizem. De fato, existem muitos rebeldes, faladores fúteis e impostores, principalmente entre os circuncisos. É preciso fechar-lhes a boca. Movidos por vil interesse, transtornam famílias inteiras, ensinando o que não lhe convém.”

II Timóteo 3, 14-15:

“Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Sagradas Ecrituras. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à Salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.”

Hebreus 4, 12-13:

“Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar conta.”

4.4  Ter um olhar escatológico o tempo todo quanto às nossas ações (vigilância ao retorno de Jesus)

É necessário que se tenha uma vida de constante vigilância e oração. Todos os dias eu tenho que aguardar o retorno de Jesus e com a minha própria vida agradá-lo e renunciar o pecado o tempo todo.

Eclesiástico 7, 40:

“Em tudo o que fizeres, lembra-te do teu fim e jamais pecarás.”

II Pedro 3, 8-9:

“Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se.”

I Tessalonicenses 5, 23:

“Que o próprio Deus da paz vos santifique inteiramente, e que todo o vosso ser – o espírito, a alma e o corpo – seja guardado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chama é fiel, ele mesmo fará isto.”


4.5  Vida conduzida pelo Espírito Santo

Uma vez que pertencemos ao Senhor Jesus, temos a nosso favor o auxílio e força do Espírito Santo que vem mover-se em nós e até mesmo viver em nós!

Refletir Gl 5, 13-26!

16-17:

“Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o desejo da carne. Pois a carne desejada é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são opostos um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.”

24-25:

“Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito.”

Romanos 8, 8.14:

Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.” (v.8)
“Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (v.14)

5.      Considerações Finais:

Olhe para a pessoa que está ao seu lado e diga:
E aí, valente do Senhor, você vai abeirar ou vai lutar e usar das armas espirituais?

Amados irmão, tendo conhecimento dessa verdade de que foi travada uma luta contra nós, luta, sobretudo espiritual,  devemos a partir de hoje sermos homens e mulheres espirituais e usarmos as armas espirituais, que no caso, hoje os foram apresentadas algumas, que são: 

1.      A nossa Fé,
2.      O Sangue redentor de Jesus,
3.      A Palavra de Deus e o desafio de conhecermos e meditarmos n’Ela todos os dias,
4.      Um olhar escatológico quanto a tudo o que fizermos em nossa vida porque o retorno de Jesus está próximo
5.      E uma abençoada vida no Espírito Santo de Deus!

O que nos resta agora é termos uma vida com o Senhor e Salvador Jesus e seguirmos o regime do Espírito Santo e não mais o regime do pecado! É nossa vez de sermos radicalmente de Deus já que um dia Jesus foi radical quando morreu por nós numa cruz pela nossa redenção e salvação pessoal. 

“Guarda bem o que recebeste, para que ninguém roube a tua coroa” (Apocalipse 3,11) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página