26 outubro 2009

SÉIRE NEW AGE: COMO SURGIU A NEW AGE?




A Nova Era, segundo o Documento do Vaticano Nova Era- Jesus Portador da água viva, nasceu da busca de qualquer coisa de mais humano e de mais belo em relação à vida oprimente e alienante da sociedade ocidental. Os primeiros símbolos deste “movimento” que penetraram na cultura ocidental foram o famoso festival de Woodstock no Estado de Nova Iorque em 1969 e o musical Hair, que pôs os temas principais da Nova Era na canção “Aquarius”.
É importante recordar o texto desta canção que se exprime rapidamente na mente de uma geração inteira da América do Norte e na Europa Ocidental:
“Quando a Lua está na Sétima Casa e Júpiter em linha com Marte/ Então a paz guia os Planetas e o Amor orienta as Estrelas./ Esta é a alvorada da Era do Aquário.../ Harmonia e compreensão, simpatia e confiança abundam, / Nunca mais falsidade ou “gozo” – uma vida dourada, sonhos e visões, / Revelação mística por cristais e a verdadeira libertação da mente. / Aquário...”
Segundo alguns astrólogos, vivemos na Era dos Peixes, dominado pelo Cristianismo, que será substituída pela Nova Era do Aquário no início do terceiro milênio. A Era do Aquário mantém um lugar importante no movimento Nova Era pela influência da teosofia, do espiritismo, da antroposofia e dos seres precedentes esotéricos.
Para alguns escritores que estudam a Nova Era, esta organização esteve trabalhando clandestinamente por quase 100 anos ou seja, foi só em 1975 que as suas doutrinas começaram a ser reveladas publicamente, já que, segundo eles só a partir de então o mundo estava preparado para o movimento.
A sociedade teosófica tem publicado diversos livros, inclusive, em português e uma revista chamada lúcifer para propagação das suas idéias. Alice Bailey também foi protagonista de importante papel, sendo considerada como sacerdotisa da Nova Era e aquela que estruturou o movimento. Também Marilyn Ferguson, nascida em 1938, é autora de um dos livros mais importantes do movimento Nova Era intitulado “Conspiração Aquariana”. Ali ela defende a tese de que a Nova Era vem sob o signo de aquário. Nos últimos 2009 anos a terra esteve sob o signo de peixes, símbolo este do cristianismo, agora na entrada do novo século passaremos para o signo de aquário e com este terá início a uma Nova Era, quando então o Cristianismo deixará de ter domínio e Jesus não mais será o nosso líder.
O campo para a Nova Era foi preparado pela difusão do relativismo e pela antipatia (diria eu Cristofobia) ou indiferença em relação a fé cristã.
A aceitação geral da teoria evolucionista de Darwin (evolucionismo) juntamente com a aceitação de poderes espirituais ocultos ou forças da natureza, tem constituído colunas para a Nova Era.
Também percebe-se que a revolução tecnológica nas comunicações (sobretudo o computador e a Internet), fez com que se chamasse a atenção das pessoas de todas as idades e de todas as formações (classes), confundindo até mesmo seguidores de Cristo que não têm certeza do que se trata.
A internet é um veículo ambíguo cheio de equívocos em muitíssimos aspectos da religião: Nem tudo o que vem etiquetado de “cristão” ou de “católico” reflete fielmente os ensinamentos da Igreja.
A Nova Era traz traços das heresias surgidas o início do Cristianismo retomando apenas um novo modo de praticar a gnose através das várias realidades nas religiões, doutrinas ou seitas atuais.
Com a Nova Era, o tempo das religiões particulares se acaba chegando traços ou expressões de religiosidade esotérica.
Nessa Nova Era ou Era do Aquário encontram-se:
• Visões de futuro, moderadas, mas generalizadas, que prevêem uma espiritualidade planetária como complemento das locais;
• Entidades econômicas globais mais participativas e democráticas;
• Uma ênfase mais aprofundada na comunicação e na educação;
• Uma aproximação mista à medicina que combine a medicina oficial com a auto-cura;
• Uma compreensão de si mesmo mais andrágona;
• E modos para integrar a ciência, o misticismo,a tecnologia e a ecologia.


Cássio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página