02 fevereiro 2010

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELIGIÕES (APENAS UM RÁPIDO COMENTÁRIO)


           Quando nos deparamos com o Ensino de Religião no meio da educação de crianças, jovens e adultos, percebemos, por meio de raízes internas e filosofias pessoais e sociais, certo impasse ou dificuldades de aceitação para tal acolhida doutrinária e filosófica.
            As crianças têm mais abertura pelo crescimento de estatura e por sua facilidade de acolhimento dos conteúdos e ensinamentos que lhes são repassados. Prova disso, é um despertar crítico, mas, acolhedor, no decorrer das discussões das aulas. A mentalidade está fértil para aceitar as verdades cristãs. 

            Quanto aos jovens, há muita barreira. Há uma certa aridez e escassez em se adaptar com os ensinos de Religião. Cada um já traz consigo mesmo suas verdades e crenças já preestabelecidas em ambientes próprios de jovens. Para os que se afirmam cristãos, muitas vezes, há fuga das verdades aprendidas desde cedo, por exemplo, nos ensinamentos bíblicos do catecismo e Crisma, escola dominical...
            Nas escolas cristãs, observa-se uma estrutura de aula que procura despertar os jovens para as verdades do Cristianismo, embora, sem o forçamento de tal doutrina. Cria-se um clima de discussão e debates para que se avaliem os pensamentos críticos de cada um, havendo assim, uma tentativa de libertação social e intelectual.
            Podemos dizer, a história comprova isso, que o homem é um “ser religioso”. Nunca houve nação, povo ou sociedade, da qual, não se veja manifestações religiosas. Exemplos: Quando se adorava os astros, quando se fazia dança da chuva, quando se educava crianças para rituais de diversas formas, quando se ensinava os homens e mulheres sobre sua afetividade e sexualidade...   
            Trazemos em cada um de nós manifestações de religião. Somos, por tanto, uma sociedade religiosa. Quer se acredite no Cristianismo ou em outra expressão religiosa, quer se acredite em um time de futebol, quer se converse sobre praias, lazeres, mulheres, sexo... Temos aí conversas em que cada um se expresse do seu jeito. Cada um traz consigo, por tanto, pensamentos e ideologias, que de alguma forma, constitui-se, um conjunto de herança dos princípios de uma ou de diversas religiões.
Nas aulas (postagens) de Formação Cristã, trataremos de estudas várias religiões e criar círculos de cultura e criticidade. Temas do tipo: afetividade, sexualidade, política, Bíblia Sagrada, costumes cristãos, estudo das religiões e do Cristianismo... serão abordados das mais diversas formas possíveis para o bom aproveitamento do ano letivo de 2010 criando assim, um ambiente de debate cristão, porém, criticamente pessoal e bíblico...

Abraços, Cássio José
E-mail.: cassiouab@hotmail.com    
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássio José: blog 100% Católico

IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?

 Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...

Total de visualizações de página