Com a Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério desejamos proporcionar a você o "Depósito da Fé", herdado e transmitido por todas as gerações do Cristianismo. Forte Abraço
20 novembro 2009
Fim do Ano Litúrgico
O ano da Igreja termina com a Festa de Cristo Rei, normalmente no final do mês de novembro, antes do início do Advento, da preparação para as solenidades do Natal. Com isto, mudamos de “ciclo litúrgico”, acompanhando um caminho pedagógico da Igreja.
No Domingo de Cristo Rei, celebramos o dia dos leigos e das leigas, pessoas que procuram testemunhar o seu batismo na vida concreta. Estamos também encerrando o 2º Ano Catequético Nacional, que permitiu um grande despertar na catequese de todas as nossas dioceses, paróquias e comunidades católicas.
Neste final de semana o pensamento da Igreja é voltado para as festividades de Cristo Rei, refletindo que tipo de reinado Cristo assume. Mesmo estando na terra, os seus objetivos não são daqui. São de vida, a ponto de dar a vida por todos.
A realeza de Jesus tem como objetivo dar testemunho da verdade. Ele é a manifestação da fidelidade de Deus ao longo da história. E deu a vida por isto, chegando até a morte cruel na cruz, revelando a autenticidade de sua vida.
Aderir a Jesus Cristo é dar testemunho da verdade, tendo coragem de enfrentar o mundo da mentira proclamado e anunciado pela cultura secularizada. Existem hoje forças hostis ao projeto da caridade na verdade.
Celebrar Cristo Rei significa reanimar a resistência das novas comunidades para enfrentar o mundo da violência, da infidelidade e do poder econômico excludente, que não leva em conta o valor da vida e da dignidade humana.
Ser cristão hoje é ser sinal de contradição e de luta pela construção de um reino diferente do mundo globalizado, que massifica e coloca as pessoas perdidas na sua identidade. É o mundo da competição, da riqueza, do ter, do poder e do prazer..
Para construir o Reino de Deus é preciso dar passos com paciência e perseverança.
São exigências fundamentais a vida, a partilha, a paz, a justiça, a solidariedade. Isto exige esforço, empenho e engajamento total. Supõe ruptura com o sistema que cria vítimas inocentes e indefesas.
Fonte: Dom Paulo Mendes Peixoto
Local:São Jose do Rio Preto Inserida por: Administrador
http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=55640&eid=301
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cássio José: blog 100% Católico
IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR TER IMAGENS?
Por Cássio José* Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Pa...
-
maio 31st, 2013 FONTE: HTTP://WWW.MIDIASEMMASCARA.ORG/ARTIGOS/INTERNACIONAL/EUROPA/14175-COMO-SE-CONSTROI-UMA-FARSA.HTML COMO SE CON...
-
O Espiritismo é a doutrina que acredita na reencarnação e na comunicação com os mortos. Se disfarça e engana a muitos com a prática da ca...
-
Essa pergunta é tão antiga quanto a arca de Noé! Quero esclarecer suas dúvidas a respeito de tais ataques com a própria Palavra de Deus e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário